Cuiabá | MT 02/05/2024
Polícias
Segunda, 20 de junho de 2011, 10h23

Governo prepara pacote de ações de segurança para a Copa


O Governo do Estado prepara o lançamento de um grande pacote de ações voltadas dentro da Segurança Pública e que terão repercussão até 2014 quando serão redobrados os esforços por causa da Copa do Mundo de Futebol. Os entendimentos foram definidos na última quinta-feira em reunião entre o secretário de Segurança Pública, Diógenes Curado e o presidente da Agecopa, Eder Moraes, mas que contarão não apenas com recursos do evento esportivo mas de todas as pastas envolvidas com o mesmo.

“Vamos ganhar um novo Centro de Comando de Controle, igual o CIOSP – Centro Integrado de Operações de Segurança Pública que já monitora todas as ações policiais e já tem 72 Câmeras que até 2014 deverão ter seu número ampliado de forma considerável, sem contar as Bases Comunitárias que chegaram a todos os 12 municípios do Vale do Rio Cuiabá e outras 18 cidades em todo o Mato Grosso”, disse o secretário Diógenes Curado.

Segundo ele, por determinação do governador Silval Barbosa a segurança pública será prioridade zero em investimentos que deverão superar os R$ 500 milhões para os próximos anos. “Vamos ter todo um aparato policial com recursos humanos, equipamentos, viaturas, aeronaves, uma nova estrutura para o Instituto Médico Legal – IML e principalmente investimentos pesados na Politec – Polícia Técnica que faz o trabalho de inteligência na elucidação dos crimes”, explicou o secretário admitindo que um novo concurso deverá ser colocado na rua nos próximos dias para que ainda neste ano já se saiba quanto novos soldados engrossarão as fileiras das Policiais Militar, Civil e Técnica.

O presidente da Agecopa, Eder Moraes lembrou que os investimentos se concentrarão também na implantação de Delegacias de Turismo nas cidades num raio de 200 quilômetros onde estão os principais atrativos de Mato Grosso, para que haja segurança para os turistas e para a própria população do Estado e das Cidades.

“Todos estes investimentos vem acompanhado do reforço do que hoje já existe, como viaturas e mais policiais, além de significativa melhora na capacitação e treinamento das forças policiais”, disse Curado, sinalizando ainda que todo um planejamento está sendo concluído com as determinações do governador para se combater a criminalidade de uma maneira em geral.

O secretário lembrou ainda que novas parcerias e recursos estão sendo buscados na Secretaria Nacional de Segurança Pública – Senasp, do Ministério da Justiça para o conbate aos crimes de fronteira. “O Plano Nacional foi lançado com a presença do governador Silval Barbosa que foi um dos que cobrou maior empenho do ministro José Eduardo Cardozo por causa dos quase mil quilômetros de fronteiras de Mato Grosso, dos quais pouco mais de 230 km são água e 700 são de áreas secas. Se o Plano Nacional funcionar, automaticamente a criminalidade em Mato Grosso será reduzida, pois ela é alimentada pelo narcotráfico que tem recursos, equipamentos, veículos, aeronaves e enfrentam constantemente o Poder Público, que resolveu se unir nas três esferas, federal, estadual e municipal para debelar a criminalidade”, pontuou Diógenes Curado.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114