Cuiabá | MT 02/05/2024
Polícias
Terça, 21 de junho de 2011, 14h33

MT recebe terreno para construção do Centro de Comando e Controle


Mato Grosso irá contar com o que há de mais moderno na área de segurança pública durante o maior evento esportivo do planeta, a Copa do Mundo de 2014. O secretário de Estado de Segurança Pública, Diógenes Curado Filho e o presidente da Agecopa, Eder Moraes assinaram no último dia 16, o Termo de Concessão de Terreno para a construção do Centro de Comando e Controle (CCC), uma das exigências da Fifa para as 12 cidades que irão receber os jogos da Copa.

O Centro será construído em um terreno localizado na avenida André Maggi, em Cuiabá. A unidade da Segurança Pública terá seis andares e contará com o que há de mais moderno em termos de tecnologia. O Centro de Comando e Controle será equipado com sala de gerenciamento de crises, videomonitoramento urbano e propiciará a ampliação do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), integrando as forças de segurança como Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, além de Guarda Municipal, em um só ambiente.

A central de monitoramento será abastecida com imagens enviadas 24 horas pelas câmeras de Vigilância Eletrônica Monitorada (VEM). A previsão da Sesp é que até 2014, Cuiabá disponha de 300 câmeras de Vigilância Eletrônica Monitorada (VEM) espalhadas em as áreas sensíveis da Capital.

Atualmente, as cidades de Cuiabá e Várzea Grande são monitoradas diariamente por meio de 72 câmeras do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), distribuídas em pontos estratégicos das duas cidades. O recurso tecnológico tem objetivo de diminuir o índice de criminalidade e ajudar no tempo resposta da ação policial.

Além do trabalho integrado das instituições de Segurança Pública e do videomonitoramento urbano, o prédio ainda irá abrigar o trabalho de inteligência policial.

Caberá a Agecopa a licitação da empresa que será contratada para fazer o projeto da obra. No próximo dia 2 de julho, o governador Silval Barbosa e comitiva seguirá para Rússia onde deverá assinar um convênio para adquirir equipamentos de tecnologia em segurança pública. A ação vai representar um investimento de R$ 14 milhões, que será aplicado para equipar o Centro de Comando e Controle (CCC). O anúncio foi feito durante o último Gabinete Itinerante, realizado no município de Pontes e Lacerda.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114