Cuiabá | MT 11/05/2024
Polícias
Terça, 28 de fevereiro de 2012, 08h00

PF cumpre mandados contra ação de quadrilha que agia de dentro de penitenciária em Rondonópolis



Presos agiam de dentro da penitenciaria Mata Grande, em Rondonópolis. (Foto:Junior Garcia/DR)

Rondonópolis
- Mais de 50 policiais foram mobilizados no município para cumprir nove Mandados de Prisão e nove Mandados de Busca e Apreensão emitidos pela 1ª Vara da Criminal de Rondonópolis. O objetivo é desarticular uma quadrilha baseada na penitenciária da Mata Grande, de onde controlavam a distribuição de entorpecentes na região sul do estado. Um Policial Militar participava dos crimes facilitando a entrada de drogas e telefones celulares no presídio e coordenando a quadrilha fora da cadeia.

Ao longo dos quatro meses de investigação da Operação Raiz ocorreram 4 apreensões de entorpecentes, totalizando mais de 297 kg de drogas e nove pessoas presas. Além disso constatou-se que com a participação de agentes públicos tornou-se comum a entrada de telefones dentro do presídio, permitindo que os criminosos continuem coordenando seus negócios a partir de suas celas mesmo após condenados por crimes como homicídio, tráfico de drogas e de armas.

A Operação Raiz recebeu essa designação porque nos levantamentos preliminares os criminosos se referiam a um dos chefes da quadrilha apenas como o “Mandioca”, e é um prolongamento da Operação Xadrez deflagrada ano passado contra o tráfico baseado na Cadeia de Itiquira e na própria penitenciária da Mata Grande. Os trabalhos se iniciaram após a apreensão de um tablete de maconha no telhado do presídio e de diversas apreensões nas celas realizadas pela Polícia Militar e Agentes Prisionais.

As investigações para interromper o envio de drogas e telefone à Mata Grande devem prosseguir após o encerramento dessa operação, pois há um grande efeito nocivo à sociedade uma vez que os criminosos estabelecem no presídio uma base de atuação no sul do Mato Grosso e continuam a administrar sem interrupção seus negócios ilícitos.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114