Cuiabá | MT 27/04/2024
Polícias
Quarta, 01 de agosto de 2012, 21h38

Gestores da Polícia Civil participam de capacitação para reinserção de servidores afastados


Delegados gestores de unidades da Polícia Judiciária Civil de Cuiabá e Várzea Grande participaram, na tarde desta quarta-feira (01.08), de um workshop voltado à valorização e qualidade de vida dos profissionais da Segurança Pública, com a reabilitação e reinserção de servidores afastados por motivos de saúde e outras licenças. A preparação dos policiais aconteceu na sede da Diretoria da Polícia Civil, em Cuiabá.

O trabalho é realizado pela equipe da Gerência de Desenvolvimento e Qualidade de Vida, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), junto às instituições ligadas a Segurança, para reestruturação dos vínculos sociais, relacionais, autoestima e independência do servidor em processo de reabilitação laboral.

Na abertura, o delegado geral da PJC, Anderson Garcia, pontuou a conscientização dos gestores com o retorno dos servidores licenciados, seja por motivos médicos ou outro afastamento. “Nos gestores temos que nos preocupar não somente com o ambiente de trabalho, mas também com as relações interpessoais, com satisfação e insatisfação de nossos policiais, fazendo-os se sentirem úteis e valorizados”, destacou Garcia.

Conforme o delegado geral, os delegados e servidores que participaram do workshop serão multiplicadores do conhecido junto aos policiais lotados em suas unidades, para que acolham bem os servidores que porventura passaram por problemas e ficaram algum tempo longe do trabalho. “Para que eles possam retornar numa atmosfera humana e sociável”, frisou Garcia.

O doutor em psicologia, Paulo Eduardo Benzoni, comandou a preparação dos gestores para reinserção dos profissionais da Segurança Pública ao trabalho. Com formação pela PUC de Campinas e mestre na promoção da saúde, Paulo Eduardo disse que o programa consiste em trabalhar o aspecto psicossial que envolve a reinserção, os motivos do afastamento, além de avaliar a percepção dos gestores quanto as pessoas licenciadas e em cima disso construir um plano de acompanhamento.

O programa de acompanhamento da recuperação e reinserção do servidor ao trabalho faz parte do convênio “Valorização e Qualidade de Vida dos Profissionais da Segurança”, executado pela Superintendência de Gestão de Pessoas, por meio da Coordenadoria de Qualidade de Vida, da Sesp. O objetivo é possibilitar a valorização do servidor através de ações que visam o bem-estar e a qualidade de vida.

O programa prevê apoio funcional ao servidor afastado por meio da preparação e reflexão sobre seu retorno, trabalhando a motivação, relações interpessoais, assédio moral, motivos que levaram ao afastamento e novos projetos de vida. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114