Cuiabá | MT 30/04/2024
Polícias
Terça, 06 de novembro de 2012, 11h02

Deputados mirins visitam instalações do Fórum


Dezenove dos 24 parlamentares mirins de Mato Grosso visitaram ontem (5 de novembro) as instalações do Fórum Desembargador José Vidal, em Cuiabá. Os meninos e meninas do 5º ao 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e particulares de quatro municípios mato-grossenses foram recepcionados pelo diretor do Foro da Capital, juiz Adílson Polegato de Freitas.

O magistrado ressaltou a importância do estudo para a transformação da vida pessoal e da sociedade e ressaltou que a experiência no Projeto Parlamento Mirim, de iniciativa da Assembleia Legislativa, pode resultar na formação de novos líderes políticos para o Estado e para o País.

Por iniciativa do magistrado, o secretário municipal de Educação, Silvio Aparecido Fidélis, participou da primeira parte das atividades, que se resumiu a uma conversa entre o juiz diretor e os parlamentares mirins. Conforme o secretário, os jovens apresentaram seis projetos que têm por objetivo melhorar a qualidade do ensino na rede pública. Um deles, voltado para o Estado, será adotado por Cuiabá e já tem data para o lançamento. Trata-se da Biblioteca Itinerante, que será inaugurada no dia 22 de novembro, às 8h, na Praça Alencastro. As outras propostas, conforme o secretário, deverão ser analisadas pela Câmara Municipal.

Guiados pela gestora-geral do Fórum da Capital, Sheila Modesto, os deputados mirins conheceram o auditório do Fórum de Cuiabá, onde já tiveram início os preparativos para a VII Semana Nacional de Conciliação, de 7 a 14 de novembro. Conheceram também o Tribunal do Júri, os corredores onde funcionam as varas cíveis e as varas criminais e o Protocolo-Geral, onde são recebidos todos os processos que tramitam no Fórum de Cuiabá. No intervalo, puderam saborear um lanche oferecido pela unidade judicial.

No auditório do Tribunal do Júri, os parlamentares mirins tiveram uma longa conversa com a juíza titular da Primeira Vara Criminal, Mônica Catarina Perri Siqueira, que preside o Tribunal do Júri. Os estudantes ouviram as explicações da magistrada sobre os crimes contra a vida que são julgados por um júri popular e puderam fazer perguntas e esclarecer dúvidas sobre o tempo de condenação, os sistemas de regime e o funcionamento dos bastidores de um julgamento, como por exemplo a sala secreta onde os sete jurados decidem pela condenação ou absolvição do réu.

Foi esse o assunto que mais chamou a atenção do estudante Caio Rennê Paiva Martins de Oliveira, 13, do Colégio São Gonçalo. Ele contou que aprendeu muito sobre o funcionamento dos julgamentos, principalmente sobre como são julgados os casos de homicídio. Para ele, a experiência de visitar o Poder Judiciário foi importante porque ele também pôde conhecer como funciona o trâmite dos processos.

Já a estudante da Escola Estadual Professora Maria Hermínia Alves, Isadora Jordão, 13, disse que saiu da visita conhecendo um pouco mais sobre o funcionamento da Justiça brasileira, o que a ajudará a cobrar os deputados a elaborarem leis para melhorar a eficiência Justiça no Brasil. “Também aumentou a minha vontade de conhecer mais sobre o assunto”, destacou.

Representando a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa e responsável pelo Projeto Parlamento Mirim, Eziarone Moreira explicou que essa é a quarta legislatura do projeto e que cada deputado mirim tem mandato de um ano. Esse último grupo tomou posse no dia 11 de setembro. Por enquanto, o projeto abrange escolas de Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães e Santo Antônio do Leverger, mas o objetivo é ampliar para todos os municípios da Baixada Cuiabana.

TJMT 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114