Cuiabá | MT 30/04/2024
Polícias
Quinta, 08 de novembro de 2012, 07h36

Deputados mirins conhecem funcionamento do TJMT


Vinte e um dos 24 deputados mirins do Estado conheceram o funcionamento do Tribunal de Justiça de Mato Grosso na tarde desta terça-feira (6 de novembro). Eles participaram de uma palestra e um bate-papo com a juíza Helena Maria Bezerra Ramos e aprenderam sobre o papel de um juiz de direito e as atribuições do Tribunal e seus membros.

Os estudantes que cursam entre o 5º e o 9º ano de escolas municipais, estaduais e particulares de quatro municípios mato-grossenses também conheceram um pouco mais sobre o historiador, professor e político Lenine de Campos Povoas, que fez história em Mato Grosso e batizou uma das unidades educacionais que estão sendo representadas no Projeto Parlamento Mirim da Assembleia Legislativa.

Um dia antes de vir ao Tribunal, os deputados mirins já haviam visitado as instalações do Fórum Desembargador José Vidal, em Cuiabá, onde conheceram as peculiaridades da Primeira Instância. Ontem, foi a vez de adquirir conhecimentos acerca da Segunda Instância da Justiça. A juíza Helena Maria ficou encantada com o interesse demonstrado pelos meninos e meninas. “É um projeto maravilhoso, adoraria que aqui tivéssemos o juiz mirim. Quem sabe deste projeto teremos os nossos futuros representantes no Congresso Nacional”, pontuou.

A magistrada observou que o contato das crianças com o Judiciário, o Executivo e o Legislativo é extremamente importante porque possibilita um aprendizado que será levado por toda a vida. “É na infância que a gente detecta o que vai ser no futuro. Lembro-me que aos 8 anos minha professora fomentava a discussão em sala de aula e dizia que eu tinha jeito de que seria juíza. Então atribuo o que eu sou hoje a esse período da minha vida”, confidencia.

Lucca Camacho do Colégio Máxi, 14, contou que o conhecimento extracurricular que está adquirindo neste período em que passa pela Educação Básica vai lhe ser muito útil para a vida pessoal e profissional. “É uma experiência e tanto na minha vida, porque sempre gostei de política e de saber como é a relação entre os poderes. Quero construir uma carreira política assim como meu avô que foi prefeito e uma tia que foi vereadora de uma cidade do Estado de São Paulo”, conta.

A mais nova parlamentar mirim, Jordana Martins Rocha, 10, também aprovou a atividade. “Estou gostando muito porque estou aprendendo mais e mais sobre a política e a Justiça. Com certeza isso vai servir para o meu futuro”, avalia.

Todos os 24 deputados mirins foram selecionados para participar do Projeto Parlamento Mirim depois que elaboraram o esboço de um projeto de lei para fomentar políticas em diversas áreas. Lucca escolheu a habitação. Conforme a sua proposta, empresas privadas poderiam doariam materiais de construção para a edificação de casas populares e em contrapartida teriam abatimento em impostos no final do ano. Já Jordana preferiu a Educação. Ela propôs a inclusão de cursos mensais de formação pessoal, política e social na grade curricular de todas as escolas públicas de Mato Grosso.

A cada ano que passa, uma nova turma é selecionada para cumprir o mandato de um ano. Os atuais mandatários das 24 cadeiras foram diplomados em 11 de setembro. Mensalmente eles se reúnem para fazer visitas como esta a órgãos públicos e no calendário de dezembro há previsão de uma viagem ao Congresso Nacional, em Brasília. Nesta quarta legislatura, a principal novidade é que todos os projetos que credenciaram os alunos para participar do programa agora foram encaminhados para a Mesa Diretora da Assembleia e para a Casa Civil de Mato Grosso e alguns poderão virar Lei.

O responsável pelo projeto Parlamento Mirim, Eziarone Moreira, salienta que a visita aos órgãos públicos e a sede de cada um dos três poderes é fundamental para que os estudantes entendam como está estruturado o Estado e o que é cidadania. “O objetivo não é só ensinar, mas também levar o conhecimento e a contribuição deles para a comunidade. Se for como projeto de lei será melhor ainda”, analisa.

TJMT




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114