Cuiabá | MT 03/05/2024
Polícias
Segunda, 19 de novembro de 2012, 08h37

Advogado levanta suspeição sobre licitações da atual diretoria da OAB-MT


 "Senhoras e senhores advogados, é com muita tristeza que me coloco a redigir este artigo, pois pertenço a uma classe que prega democracia, mas não é democrática, que prega ética mas não é ética, que prega a moralidade e eleições limpas, mas não faz o dever de casa". Com este foco, o advogado Elias Vanin enviou ao PlantãoNews artigo onde levanta suspeição da condução de fiscalização das eleições para a presidência da Ordem dos Advogados de Mato Grosso - OAB.

No texto, o advogado aponta que "a diretoria da OAB/MT, que tem seu vice-presidente como candidato à presidência, escolheu a comissão eleitoral, fato que preocupa, pois trata-se  de “amiguinhos” da atual direção da Ordem, o que certamente vai fazer tudo o que lhes interessasse, como assim foi feito até o momento" - diz.

Lembra Elias que quando houve impugnação da comissão eleitoral, "por escancarada parcialidade dos membros, permaneceram no quadro ainda três dos cinco membros" e posterior a isso novamente a diretoria elegeu outros membros para tal ofício, e com a mesma parcialidade de outrora, haja vista os procedimentos adotados até hoje pela comissão" - alerta.

"Uma clara demonstração de que a parcialidade se faz presente na comissão eleitoral, é o fato da demora no julgamento das impugnações das candidaturas, onde sabemos que um candidato, cuja chapa encontra-se com inúmeras irregularidades, não é definitivamente julgado. Mas, isso se explica, caso existam três chapas, uma de situação, e duas de oposição, se forem mantidas as duas de oposição, esta tira voto da outra chapa de oposição, e muito interessa a situação" - contabiliza o autor.

Elias ironiza ainda que "para piorar, no dia 16 de novembro de 2012, o candidato da chapa opositora que está enfrentando problemas para registrar sua chapa, recorreu a quem para lhe ajudar? Respondo: ao grande líder da situação, Dr. Francisco Anis Faiad".

"Ora nobres colegas e sociedade. É muito triste saber que o pessoal da situação (atual diretoria) “topa qualquer parada” para não “largar o osso”. É triste saber que quem comanda a instituição da OAB/MT é uma “turma da pesada” que não admite de forma alguma perder a eleição, que faz qualquer “negócio” para continuar no poder, até mesmo “bancar” um terceiro candidato se isso for conveniente para não correr o risco de perder a eleição" - aponta Elias Vanin.

Ele questiona ainda que "devem mesmo ser muito boas as licitações e demais benefícios de estar no comando da OAB, pois se sujeitar a isso, é não ter escrúpulos nenhum, é como se diz, “vender a alma para o capeta. E certamente a comissão eleitoral manterá a candidatura da chapa 03, pelo menos até a confecção das cédulas, para assim, confundir os advogados e eleitores no dia da votação. Com isso, muitas pessoas que são da oposição, depositarão seu voto na chapa 03, o que levará tais votos à nulidade, beneficiando única e exclusivamente a situação" - denuncia.

Elias avalia que está havendo uso da instituição pela chapa 01, já que as denúncias contra a mesma serão julgadas como insubsistentes, sob a argumentação, “que cada subseção é independente da sede da seccional”.

O advogado finaliza afirmando que "é uma pena para a classe e para a sociedade. Uma indignação para quem é ético e honesto. Não é uma pena para a atual diretoria da OAB/MT que está quase toda investigada por suposta fraude em licitações".




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114