Cuiabá | MT 02/05/2024
Polícias
Quarta, 19 de junho de 2013, 18h52

Polícia Civil participa de lançamento de Movimento Antidrogas na Câmara Municipal



A Polícia Judiciária Civil participou da posse da diretoria do Movimento Antidrogas dos Povos da América do Sul (MAPAS), organização sem fins lucrativos que atuará junto às famílias vítimas de dependência química, ocorrido na Câmara Municipal de Cuiabá, na manhã desta quarta-feira (19.05), dentro da programação da XII Semana Estadual de Prevenção ás Drogas.

A presidente da entidade, jornalista Roseli Cordeiro, disse a Associação nasce através de pessoas que simbolizam a luta contra as drogas. “É um passo muito importante na luta contra a dependência química. Nossa entidade nasce com o propósito de trabalhar causas pontuais da dependência química. Infelizmente, tenho dito, é uma questão de saúde que acaba se transformando em boletins de ocorrência policial, por vezes em lutos, tragédias”, destacou.

O nascimento do Movimento contou com apoio de autoridades da Segurança Pública como secretário adjunto de Segurança coronel Antonio Moraes, o delegado geral da Polícia Judiciária Civil, Anderson Aparecido dos Anjos Garcia, a delegada titular da Delegacia de Entorpecentes, Alana Cardoso, o secretário adjunto de Justiça e Direitos Humanos, Nestor Fidelis, o deputado estadual, Luiz Marinho, presidente da Frente Parlamentar Antidrogas da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o vereador Marcrean Santos, o defensor público, Caio César, a capitã da PM, Silbene Cristina do Nascimento Rabelo.

O delegado geral da PJC, Anderson Garcia, ressaltou a importância da Associação na luta contra as drogas e disse que a Polícia Judiciária Civil será uma parceira da entidade no enfretamento ao tráfico de drogas e prevenção ao uso. “A droga está muito relacionada à Segurança Pública, a saúde pública, a região, a família, a tudo, porque ela permeia devido a sua transversalidade que atua. Então com essa consciência social a Polícia Civil possui projetos e programas para que com isso possamos dar nossa parcela de contribuição para a sociedade frente ao combate às drogas.

Garcia citou o programa De Cara Limpa Contra as Drogas, representado pela coordenadora Caroline Infantino, e o projeto De Bem Com a Vida, ambos com foco na prevenção às drogas lícitas e ilícitas, como ações de enfrentamento às drogas realizados pela Polícia Civil, em todo do Estado de Mato Grosso. “O problema das drogas é tão sério em nossa sociedade que, atualmente, é motivação de 30% dos homicídios na Grande Cuiabá. Então, o álcool e a droga são mecanismos que potencializa a criminalidade”,

De acordo com o delegado geral, em três anos a Polícia Civil apreendeu 5.808 quilos de drogas, sendo a maior parte pasta-base e maconha. Em 2010 foram 2.367 quilos, 2011 as ações levaram a apreensão de 1.439 quilos e no ano de 2012 a apreensão chegou a 1.998 quilos. No campo da prevenção, o programa De Cara Limpa Contras as Drogas, de março a abril de 2013, já realizou 44 palestras com público de 2.487 pessoas beneficiadas e atendeu cerca de 10 mil alunos, pais, professores e comunidade com os trabalhos de palestra, oficinas, cursos profissionalizantes e outros eventos

O projeto é desenvolvido em dez escolas públicas, oito em Várzea Grande e duas em Cuiabá. Além das palestras já previstas no calendário, para o 2ª Bimestre o projeto estará dentro das escolas com sete oficinas entre elas violão, flauta, coral, teatro e dança Hip Hop.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114