Cuiabá | MT 04/05/2024
Polícias
Quarta, 03 de julho de 2013, 18h47

Servidores da segurança recebem capacitação para atuar na Copa 2014


Sessenta e um servidores da Segurança Pública já são capacitados para atuar na Copa do Mundo 2014, em Cuiabá. A meta é formar mais de 2,5 mil servidores da segurança dos governos estadual, federal e municipal. Dois cursos começaram na segunda-feira (01.07): Enfrentamento ao Turismo Sexual e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, na Academia de Polícia (Acadepol); Relacionamento com a Mídia em Situação de Crise, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap) da Polícia Militar.

O Curso Integrado de Enfrentamento ao Turismo Sexual e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes está na terceira edição. Participam 40 profissionais com aulas de estratégias e ações policiais sobre turismo sexual, prevenção, saúde e assistência social às vítimas, doutrina e entendimentos dos tribunais, e aula prática. No curso de Relacionamento com a Mídia em Situação de Crise, os agentes são capacitados em temas como marketing institucional, identidade corporativa, gerenciamento de eventos críticos e fatores que influenciam no relacionamento com a mídia, sendo este último módulo com estudo de casos.

Desde o dia 19 de junho, policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) de Mato Grosso, Santa Catarina, Rondônia, Distrito Federal, São Paulo, Amazonas, Bahia, Rio Grande do Sul e Goiás estão participando do curso de Atirador Policial e Precisão. O curso está na fase prática que acontece no estande de tiro da Polícia Rodoviária Federal. O sniper ou atirador de elite, atua em atividades de apoio às operações de tiro de comprometimento, atirador de patrulha e segurança de autoridades. “Eles poderão ser empregados em grandes eventos, como a Copa do Mundo, em ocorrências com reféns, proteção de autoridades e outras situações”, disse o coordenador do curso, tenente PM Ricardo de Almeida Mendes.

As qualificações integram o programa de Capacitação Integrada dos Servidores de Segurança Pública para a Copa do Mundo, promovido pelo Ministério da Justiça, com o propósito de seguir e cumprir os protocolos exigidos pela Federação Internacional de Futebol e Associados (Fifa). Os trabalhos são desenvolvidos mediante convênio entre o Governo do Estado e o Ministério da Justiça, por meio da Secretaria-Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge).

Serão realizados 22 cursos distribuídos nas seguintes áreas: Operações de Emergência e Resgate; Combate a Exploração Sexual, Tráfico de Pessoas e Riscos Associados ao Turismo; Gerenciamento de Crise e Relacionamento com a Mídia; Bombas e Explosivos, Sistema de Comando de Incidentes; Policiamento Turístico; Uso Diferenciado da Força e Tecnologias de Menor Potencial Ofensivo; Integração da Segurança Pública e Segurança Privada; Escolta, Batedores e Segurança de Dignitários e Inteligência de Segurança Pública. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114