Cuiabá | MT 03/05/2024
Polícias
Terça, 06 de agosto de 2013, 19h41

Campanha aborda segurança no trânsito


O Tribunal de Justiça de Mato Grosso, por meio da Coordenadoria Militar, preparou uma série de dicas para que os servidores, magistrados e a população em geral possam reduzir os riscos de ser surpreendidos por assaltantes e seqüestradores ao parar com o carro em semáforos ou passar por vias perigosas.

Esta ação faz parte da campanha “Fique Seguro”, que será lançada dia 12 de agosto pela instituição, e que consiste em uma série de ações como palestras e fixação de cartazes pelas dependências do TJ e fóruns, com orientações sobre diversas situações de perigo e golpes que podem ser evitados.

No informativo “Cuidados com o Veículo”, preparado pelo coordenador militar do TJMT, o coronel Wilson Batista, um dos conselhos primordiais para não ser presa fácil para bandidos é evitar utilizar vias secundárias e conhecidamente perigosas, principalmente em horários tardios. Outro é evitar andar sozinho, principalmente à noite, mantendo as portas do veículo travadas e com os vidros fechados.

Uma recomendação importante é não abrir os vidros para atender ambulantes e pedintes. É imprescindível fazer revisões periódicas no automóvel para que não haja paradas desnecessárias em locais de risco. Outra sugestão é planejar antecipadamente seu itinerário, conhecendo caminhos alternativos e pontos de apoio como delegacias, unidades militares, hospitais e postos de gasolina.

Um bom conselho é colocar película protetora (insulfilme) nos vidros para dificultar que as pessoas de fora enxerguem o que tem no interior do automóvel. Também é importante não exibir jóias e relógios, colocar bolsas, pastas e objetos chamativos no porta-malas ou no assoalho do veículo.

Outra boa dica é reduzir a velocidade na aproximação de semáforo fechado para permanecer o menor tempo possível parado e utilizar preferencialmente as faixas centrais para evitar abordagens por meliantes. Quando inevitável a parada em semáforo, o coronel Batista aconselha evitar estar nas primeiras fileiras. “Ao parar em semáforos, posicione-se de maneira a fechar o ‘corredor’ utilizado por motociclistas”, frisa.

Estar sempre atento à movimentação de pessoas e veículos, utilizando sempre os retrovisores, pode também ser decisivo na hora de escapar de um criminoso. Manter distância do veículo da frente, de maneira a visualizar os pneus traseiros deste, permitirá quando necessário a realização de manobras evasivas.

"Ao ser abordado por meliantes, não reaja, não grite, não buzine e não acelere o veículo. Não faça movimentos bruscos, avise sobre seus movimentos e procure manter a calma", explica o coronel.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114