Cuiabá | MT 07/05/2024
Polícias
Quarta, 04 de setembro de 2013, 20h44

Policiais da Rotam e militares do Exército fazem curso de Controle de Distúrbio Civil


Cento e vinte profissionais da Segurança Pública participam, até o final deste mês, do curso de capacitação para a Copa do Mundo 2014, em Cuiabá, na modalidade de 'Controle de Distúrbio Civil'. O curso faz parte das ações idealizadas pelo Ministério da Justiça com o propósito de seguir e cumprir os protocolos exigidos pela Federação Internacional de Futebol e Associados (Fifa).

A frente da realização do curso esta o Batalhão da Ronda Ostensiva Tática Móvel (Rotam), que opera com rondas ostensivas e atualmente na missão de controle de distúrbio civil. “A intenção da capacitação é formar policiais qualificados não só para a copa, como também para atuarem em grandes eventos, como manifestações, eventos culturais com grande público, atrações esportiva e, principalmente, ao não uso de armamento letal, assim visando proteger a sociedade”, disse o coordenador do curso e comandante do Batalhão de Ronda Ostensiva Tática Móvel, major PM Adenilson de Arruda.

O curso se divide em três edições durante o mês, sendo cada uma com 40 alunos entre: policiais militares e soldados do Exército Brasileiro. A capacitação tem carga horária de 300 horas/aula em período integral com matérias práticas e teóricas de Educação Física, Técnicas e Táticas de Controle de Distúrbio Civil, Noções de Emergência Médica e Legislação de Ação de Controle de Distúrbio Civil.

“A capacitação especializa policiais à atuarem em momentos críticos e agir com armamento não letal a fim de proteger a população e estabelecer a ordem quando houver alguma situação que coloque em risco a sociedade”, disse Arruda.
Para o secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante dos Santos, independente da Copa do Mundo, o curso visa preparar os policiais para o controle de distúrbio civil para eventos e manifestações que possam ocorrer antes, durante e depois do evento Copa.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114