Cuiabá | MT 26/04/2024
Mundo
Quarta, 27 de setembro de 2017, 16h29

Justiça manda fechar centros de votação do referendo na Catalunha


O Tribunal Superior de Justiça da Catalunha tomou nesta quarta-feira (27) o controle das atuações para evitar o referendo de 1º de outubro sobre a independência da região, até agora promovidas pelo Ministério Público, e ordenou que a polícia feche os centros de votação e impeça que a consulta - considerada ilegal pelo governo espanhol, seja preparada nesses espaços. A informação é da EFE.

A quatro dias da data fixada pelo governo catalão para realizar o referendo, a magistrada da corte superior, Mercedes Armas, ordenou que a polícia catalã, conhecida como Mossos d'Esquadra; a Polícia Nacional e a Guarda Civil impeçam de forma conjunta que sejam abertos os locais designados para a consulta separatista e requisitem o material eleitoral que encontrem nos mesmos.

A juíza solicitou também ao Ministério Público que cesse suas "diligências, atuações e instruções" sobre o referendo ilegal, já que será ela quem assumirá as próximas diretrizes. No entanto, a magistrada aprovou a decisão do Ministério Público de ordenar a revista dos locais designados como pontos de votação e que seja um funcionário do Ministério de Interior espanhol quem coordene a operação policial contra a consulta.

Do outro lado, grupos independentistas pediram a seus ativistas que se concentrem nas escolas para permitir que elas sejam utilizadas para o referendo no dia 1º e impedir que as forças de segurança as fechem.

 

ABr




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114