Cuiabá | MT 26/04/2024
Mundo
Terça, 26 de março de 2019, 05h52

ONU condena ataque que deixou ao menos 134 mortos no Mali


As Nações Unidas condenaram veementemente o ataque armado a um vilarejo na região central do Mali, que, segundo relatos, deixou ao menos 134 mortos e dezenas de feridos no sábado (23).

.

“Condenamos nos mais fortes termos este ataque indescritível”, disse François Delattre, embaixador da França nas Nações Unidas, falando como presidente do Conselho de Segurança, em entrevista à imprensa no sábado na capital do Mali, Bamako.

Uma delegação do Conselho esteve no país durante a semana passada como parte de uma missão à região do Sahel, na África. A viagem terminou no domingo na Burkina Faso.

Localizado em Mopti, região central do Mali, o vilarejo de Ogossou-Peulh foi atacado na manhã de sábado por homens armados vestidos como caçadores tradicionais, de acordo com a imprensa internacional.

Chamando o ataque de uma “barbaridade indescritível”, Kakou Houadja Leon Adom, embaixador da Costa do Marfim na ONU, expressou condolências às famílias das vítimas, assim como ao povo e ao governo do país. A Costa do Marfim organizou a visita ao Mali, junto a França e Alemanha.

Paralelamente, um porta-voz da ONU afirmou que o secretário-geral da ONU, António Guterres, estava chocado por relatos de que ao menos 134 civis, incluindo mulheres e crianças, tinham sido mortos. Segundo os relatos, ao menos 55 pessoas ficaram feridas no ataque.

“O secretário-geral condena este ato e pede para autoridades do Mali investigarem isto rapidamente e levarem os autores à Justiça”, de acordo com comunicado, segundo o qual o chefe da ONU expressou suas condolências às famílias das vítimas.

O secretário-geral pediu pra autoridades “redobrarem seus esforços para retomar paz e estabilidade na região central do Mali”.

Em comunicado separado, o chefe da missão integrada da ONU no Mali (MINUSMA), Mahamat Saleh Annadif, pediu fim de uma espiral de violência no país e relatou que, como parte do mandato de proteção de civis da missão, uma força de resposta rápida foi enviada ao local. A missão também trabalha para garantir que feridos sejam levados para a cidade vizinha de Sévaré. 

ONU




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114