Cuiabá | MT 28/04/2024
Mundo
Terça, 22 de novembro de 2022, 08h44

Alemanha vive expectativa de alívio na inflação


Os produtores alemães verificaram a primeira queda mensal dos últimos dois anos nos preços das matérias-primas, segundo dados divulgados nesta segunda-feira, 21, pelo Escritório Federal de Estatísticas. Isso alimenta a expectativa dos produtores de ver sua inflação diminuir.

Os preços de produtos industriais caíram 4,2% neste mês, principalmente por causa da queda nos valores da eletricidade e do gás natural. Esse resultado deve favorecer o Banco Central Europeu, que vem elevando os juros de forma agressiva para conter as pressões sobre os preços.

O aumento dos preços das matérias-primas alimentou a inflação em um ritmo mais acelerado que o verificado no ano passado. Qualquer reversão significativa desse cenário, portanto, aumentará as expectativas de que a alta dos preços no país pode ter atingido seu limite.

Mas a inflação geral, em torno de 5%, mostra poucos sinais de alívio. Os dados relacionados a outubro, por exemplo, ressaltam que o aumento dos preços ainda não desacelerou. Os preços ao consumidor da Alemanha, em comparação com outros países europeus, subiram 11,6% em outubro (considerando a base anual).

A partir de 2023, o governo alemão planeja adotar medidas para frear os preços do gás e da eletricidade. O objetivo é conter a inflação, que deve atingir 8% neste ano e 7% em 2023.

Em comparação com outubro de 2021, os preços de produtos industriais subiram 34,5% no mês passado. Em agosto e setembro, a alta havia sido ainda maior: 45,8%.

Revista Oeste




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114