Cuiabá | MT 27/04/2024
Mundo
Quinta, 15 de dezembro de 2022, 18h52

Aprovada nova embaixadora dos EUA no Brasil


.

Na quarta-feira 14, o Senado dos EUA aprovou a nomeação de Elizabeth Bagley para a embaixada norte-americana no Brasil. A diplomata foi indicada pelo presidente Joe Biden em janeiro de 2022, mas precisava da aprovação do Parlamento para assumir o cargo.

Elizabeth ocupará o posto do ex-embaixador Todd Chapman, que deixou o cargo em 2021, depois de se aposentar. A função é exercida por Douglas Koneff, responsável pelos negócios dos EUA no Brasil.

Processo de aprovação antes do Senado dos EUA

Nomeada em 19 de janeiro, a diplomata, teve de esperar quatro meses para ser sabatinada pela Comissão de Relações Exteriores do Senado dos Estados Unidos, realizada em 18 de maio.

Durante a sabatina, Elizabeth afirmou que o Brasil teria “eleições justas e livres”, mesmo com o “momento difícil” no país, devido aos comentários do presidente Jair Bolsonaro (PL) acerca da lisura do processo eleitoral.

A nova embaixadora disse que deseja atuar na redução da influência chinesa e russa no Brasil, que causa preocupações às autoridades norte-americanas. Também afirmou que pressionaria o país a adotar medidas contra Moscou.

Em junho deste ano, a Comissão de Relações Exteriores dos EUA travou a nomeação de Elizabeth para a embaixada no Brasil por “falha” em obter um “relatório favorável”.

Revista Oeste




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114