Cuiabá | MT 27/04/2024
Mundo
Segunda, 19 de dezembro de 2022, 15h35

Renúncia do Papa Francisco já está assinada em caso de problemas de saúde


Papa Francisco em aparição no Vaticano

O papa Francisco revelou em entrevista divulgada neste domingo, 18, pelo canal espanhol ABC, que já entregou sua carta de renúncia em caso de impossibilidade de exercer suas funções como pontífice.

Interpelado sobre qual seria sua atitude em caso de ser acometido por uma doença que limite sua capacidade de cumprir suas tarefas, Francisco respondeu: “Já assinei minha renúncia. O Secretário de Estado na época era Tarcísio Bertone. Eu assinei e disse: ‘Se eu ficar incapacitado por razões médicas ou qualquer outra coisa, aqui está minha renúncia’”.

A carta foi escrita há muitos anos e foi entregue a Tarcísio Bertone, que renunciou ao cargo em 2013. “Não sei a quem o cardeal Bertone entregou essa carta, mas eu a entreguei a ele quando ele era secretário de Estado”, disse Francisco.

A existência de uma carta com esse conteúdo não havia sido mencionada publicamente. Outros pontífices como Paulo VI e Pio XII também escreveram cartas de renúncia em caso de invalidez permanente.

Aos 86 anos, Francisco, não apresenta nenhum problema de saúde que demande cuidados especiais. Seu joelho direito, no entanto, gera desconfortos crônicos que limitam sua locomoção ou tempo que pode passar em pé.

Em julho deste ano, ele cancelou uma viagem que faria à República Democrática do Congo e ao Sudão do Sul para descansar o joelho que estava inflamado.

A renúncia papal não é comum, antes de Bento XVI, predecessor de Francisco, que abriu mão do cargo, o último Papa que havia renunciado era Gregório XII, em 1415, para findar uma guerra civil dentro da igreja.

Outros procedimentos

Ainda em 2021, o Papa Francisco precisou passar por um procedimento de retirada de uma parte do cólon em decorrência de uma diverticulite. Não houve maiores complicações no procedimento e em sua recuperação.

Revista Oeste




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114