Cuiabá | MT 27/04/2024
Mundo
Quarta, 22 de fevereiro de 2023, 09h54

Da Vinci pode ter entendido a gravidade antes de Newton e Einstein, mostra estudo


.

O artista Leonardo Da Vinci pode ter entendido os principais conceitos da gravidade anos antes dos físicos Isaac Newton e Albert Einstein. Depois de revisarem cópias digitais do caderno de anotações do renascentista, engenheiros do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech, na sigla em inglês) publicaram um artigo no jornal Leonardo, no começo do mês.

Segundo os pesquisadores, mesmo com erros em seus cálculos, recriações dos experimentos de Da Vinci revelam que ele “modelou a constante gravitacional (“g”) para quase 97% de precisão”, em relação aos métodos e equações atuais.

“Ao desenvolver uma abordagem de equivalência geométrica para demonstrar as leis do movimento, Leonardo apresentou uma visão notável da dinâmica dos objetos em queda, evitando a necessidade de saber o valor exato de ‘g’, desde que assumamos que ‘g’ representa a taxa de mudança de velocidade ou aceleração”, escreveram os engenheiros.

Gravidade e aceleração aos olhos de Da Vinci

Os esboços do artista, mostram triângulos formados por “partículas de areia” que saíam de uma jarra. Esses grãos em queda representavam experimentos para mostrar que a gravidade era uma forma de aceleração.

“Se o lançador acelera a uma taxa constante, a linha criada pela coleção de material caindo faz uma linha reta, mas inclinada, que então forma um triângulo”, informam os autores. “E, como Da Vinci apontou em um diagrama-chave, se o movimento do lançador for acelerado na mesma proporção em que a gravidade acelera o material em queda, ele cria um triângulo equilátero.”

Esboços do artista são “além de seu tempo”

Para os pesquisadores, “se Da Vinci conduziu o experimento que descreveu em seu manuscrito, então ele pode ter sido o primeiro ser humano que, conscientemente, gerou um efeito de força ‘g’ sem estar em uma condição de queda livre”.

“Não sabemos se Da Vinci fez mais experimentos ou investigou essa questão mais profundamente”, disse um dos autores do artigo. “Mas o fato de ele estar lidando com esse problema dessa maneira, no início dos anos 1500, demonstra quão avançado estava seu pensamento.”

Leonardo Da Vinci nasceu em 1452, na Itália, e foi pintor, arquiteto, inventor, anatomista, engenheiro e cientista. Autodidata, o renascentista fez dezenas de cadernos secretos com invenções fantasiosas e observações anatômicas.

Revista Oeste




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114