Cuiabá | MT 28/04/2024
Mundo
Sexta, 24 de fevereiro de 2023, 16h56

EUA quer divulgar informações de inteligência contra China


.

O presidente americano Joe Biden quer divulgar informações obtidas pela Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA) que provariam que a China está em vias de fornecer armas para apoiar a Rússia no conflito com a Ucrânia.

As discussões sobre dar publicidade às informações obtidas pela CIA acontecem antes da reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que devem acontecer na sexta-feira, 24, quando se marca um ano da invasão da Ucrânia pela Rússia.

Diversos alertas e apelos já foram feitos à China, mediados pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Uma advertência formal foi entregue no último final de semana a Wang Yi, em Munique, por várias autoridades ocidentais, incluindo o secretário de Estado, Antony Blinken, e o secretário de relações exteriores britânico, James Cleverly.

Em Munique, Blinken e Wang se reuniram as portas fechadas, mas a negociação terminou sem nenhum sinal de consenso sobre questões-chave, como o suposto balão espião chinês.

Nas últimas semanas, os Estados-membros da Otan receberam informações de que Pequim pode encerrar sua restrição auto-imposta de não fornecer armas à Rússia, embora não haja nenhuma declaração oficial da parte de autoridades chinesas.

Pequim limitou seu apoio à assistência financeira e à compra de petróleo, mas essa postura parece estar mudando, conforme as últimas avaliações das autoridades de inteligência do Ocidente.

Revista Oeste




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114