Cuiabá | MT 26/04/2024
Mundo
Quinta, 02 de junho de 2011, 07h23

Pressionado por críticas, primeiro-ministro do Japão é cobrado a deixar o cargo


Sob pressão de vários partidos políticos do Japão, o primeiro-ministro do país, Naoto Kan, recusou-se ontem (1º) a deixar o cargo. A resistência de Kan gerou a divulgação de uma moção de censura, assinada por vários líderes partidários, contra a iniciativa dele.

As críticas a Kan se intensificaram por causa das medidas adotadas pelo governo após o terremoto seguido por tsunami, em 11 de março, agravadas pelos acidentes nucleares. Pelos dados oficiais, pelo menos 24 mil pessoas morreram ou desapareceram desde então.

O primeiro-ministro foi criticado por atrasos na reconstrução de casas para os desalojados, pela falta de transparência na informação e falta de liderança. Kan assumiu o cargo há exatamente um ano, depois da demissão de Yukio Hatoyama.

“O que as pessoas mais querem é que trabalhemos juntos para a reconstrução e para resolver a crise nuclear”, afirmou Kan, no Parlamento. “Eu tenho de responder às necessidades das pessoas e isso é a minha responsabilidade.”

Amanhã (2), a moção será votada pelo Parlamento japonês. O documento foi articulado pelo Partido Liberal Democrata (PLD), que governou o Japão a maior parte do tempo da sua história recente. Segundo o comando do partido, o primeiro-ministro perdeu a “credibilidade para o povo japonês”.

Os analistas japoneses têm dúvidas sobre a votação dessa moção, uma vez que o Partido Democrático (PD) do primeiro-ministro controla a Câmara dos Deputados (480 lugares). Porém, alguns deputados do PD poderão apoiar a moção de censura e obrigar Kan a renunciar.

O ex-secretário-geral do PD Ichiro Ozawa afirmou que apoiará a moção de censura. O Partido Novo Komeito, segundo maior da oposição, anunciou que apoia a moção.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114