Cuiabá | MT 30/04/2024
Esporte
Domingo, 19 de fevereiro de 2012, 23h26

Programa 'Caminhando para uma vida saudável' traz saúde e qualidade de vida aos cuiabanos


Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos cuiabanos e promover a atividade física, o Governo do Estado criou, em 2006, o programa “Caminhando para uma vida saudável”. A proposta é desenvolvida em parceria pelas secretarias de Estado de Esportes e Lazer (Seel), Saúde (SES) e Meio Ambiente (Sema), nos parques Mãe Bonifácia e Massairo Okamura e no Ginásio Aecin Tocantins, onde são oferecidas orientações para atividades físicas e ginástica localizada e aeróbica.

Conforme o secretário da Seel, Carlos Eduardo Azambuja, a intenção é levar a atividade física àqueles que não têm o hábito de praticar esportes. “Em 2011, tivemos cerca de 20 mil participantes, mas não há limite quanto ao número de pessoas, pois as atividades são realizadas ao ar livre”, informa o secretário, afirmando que quando o trabalho é feito com seriedade, as pessoas reconhecem, valorizam e divulgam. “Por isso, o 'Caminhando para uma vida saudável' tem crescido bastante e nossa expectativa é que cresça ainda mais”.

“O número de participantes aumentou 20% no ano passado”, comemora a coordenadora Eliane Guindani, avaliando que o importante é trabalhar com a prevenção na saúde. “A partir dos 7 anos, já é feita a Avaliação Física. Estamos aqui para atender a população e conscientizar sobre a importância de se praticar esportes para ter uma vida saudável. Todos estão convidados para o programa”, completa Eliane.

Para participar do “Caminhando para uma vida saudável” é necessário fazer a inscrição e a Avaliação Física, para medir o Índice de Massa Corpórea (IMC), o percentual de gordura e comparar os pesos ideal e atual. “Também passamos orientações para as pessoas com relação a atividades físicas e ministramos aulas de ginástica localizada e aeróbica”, explica a educadora física Valéria Pegoraro, que trabalha no programa desde 2007. “O controle é feito de três em três meses, para podermos verificar o progresso dos participantes”.

O “Caminhando para uma vida saudável” conta com integrantes fiéis, como o aposentado Ivanildo Francisco de Oliveira, que participa do grupo no Parque Mãe Bonifácia.“Eu venho diariamente há dois anos e me sinto mais leve. Emagreci 8 Kg com a orientação das professoras”, conta o aposentado, afirmando que este tipo de atividade deveria acontecer em todos os municípios, pois melhora a qualidade de vida da população. “É saúde! São dias mais saudáveis e eu também faço amizades e me relaciono com outras pessoas”.

A dona de casa Maria Helena Barros e Silva, que participa no Ginásio Aecin Tocantins, declara que o “Caminhando para uma vida saudável” já faz parte de sua rotina. “Precisei parar no ano passado para fazer um curso, pois os horários coincidiam, mas senti muita falta. Tive dores no corpo todo e perdi o pique”, explica a dona de casa, salientando que por conta do programa começou a participar de outras atividades. “Já fiz a corrida de Reis em 1 hora e 32 minutos. Me surpreendi porque eu tinha 54 anos”, conta Maria.

As amigas Verônica da Silva Campos e Francisca da Silva Boaventura participam do programa para melhorar a saúde. “É muito animado e vem bastante gente. Eu participo há três anos e já perdi 8 Kg. Também é importante porque muitas pessoas não têm como pagar uma academia”, diz Verônica. A amiga Francisca destaca que tinha diabetes, pressão alta e problema na coluna. “Melhorei muito. Agora, meus exames estão normais. Estou feliz com isso”, declara.

O programa

As atividades “Caminhando para uma vida saudável” são gratuitas e acontecem no ginásio Aecim Tocantins, Parque Mãe Bonifácia e Parque Massairo Okamura. As aulas são diárias, de segunda a sexta-feira, nos períodos matutino (das 06h às 9h) e vespertino (das 16h às 18h). Os exercícios são ministrados por uma professora de Educação Física, com apoio de estagiários do Curso de Educação Física. São realizadas atividades de orientação para atividades físicas, ginástica aeróbica e ginástica localizada. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114