Cuiabá | MT 30/04/2024
Esporte
Quinta, 23 de fevereiro de 2012, 21h19

Secopa apresenta anteprojeto do VLT ao Geacopa/MPE


Os promotores do Grupo Especial de Acompanhamento das obras da Copa (Geacopa) do Ministério Público Estadual, Alexandre de Matos Guedes e Tiago Sousa Afonso da Silva e o procurador Thiago Lemos de Andrade, do Ministério Público Federal, conheceram na tarde desta quarta-feira (22) a íntegra do anteprojeto do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). O secretário-adjunto de Infraestrutura da Secopa, arquiteto Marcelo Oliveira e o assessor especial de Mobilidade Urbana, arquiteto Rafael Detoni, responderam aos questionamentos do Ministério Público.

Pontos como acessibilidade, prazo de entrega da obra, capacidade de abastecimento de energia elétrica e valor da tarifa foram questionados pelos participantes. Além das intervenções feitas durante a apresentação, o Geacopa, segundo o promotor Clovis de Almeida Junior, vai fazer outras ponderações que serão formalizadas em documento. "Temos o interesse de fazer estes questionamentos o mais rápido possível para não prejudicar o processo"”, disse o promotor.

A apresentação do anteprojeto foi feita nos mesmos moldes das duas audiências públicas ocorridas na semana passada em Cuiabá e Várzea Grande. O Ministério Público ainda não conhecia a íntegra do anteprojeto, mas o promotor explicou que conheceu o estudo de viabilidade e percebeu que 90% dele foi aproveitado na elaboração.

"Fico satisfeito com a apresentação dos senhores e reforço que é papel do MP e órgãos de controle fiscalizar todos os procedimentos para que tudo seja realizado com a maior transparência”", completou Clóvis Almeida.

O secretário-adjunto da Secopa, Marcelo Oliveira, explicou todas as intervenções no trânsito, as obras de drenagens e saneamento, inclusive esclareceu sobre as alternativas de desbloqueio para quando a cidade estiver com as obras principais em várias das grandes avenidas.

TRANSPARÊNCIA

Por ser um modal inédito no país e ainda ser licitado numa nova modalidade, o VLT está sendo amplamente discutido. O assessor de Mobilidade Urbana, Rafael Detoni, reforçou que essa obra representa a reengenharia de tráfego na cidade de Cuiabá e Várzea Grande. "“A proposta é melhorar o transporte público e mudar o conceito, um redesenho para o trânsito"”, completou.

Em dezembro, parte do anteprojeto foi apresentado a todos os órgãos de controle como Tribunal de Contas da União, Controladoria Geral da União, representantes de Poderes e entidades como o Crea. O governador Silval Barbosa pediu a participação e contribuição de todos na implantação do modal.

"Estamos seguindo a determinação do governador Silval Barbosa, de realizar um processo transparente. É preciso celeridade, mas com absoluto respeito a todas as normas que regem estes procedimentos. Estamos enfrentando um grande desafio de realizar uma obra grandiosa como essa, que vai ser um marco para a população na melhora de qualidade do transporte público. A nossa meta é que em 24 meses o VLT esteja disponível para a sociedade usufruir já durante a Copa do Mundo", disse Eder Moraes.

O aviso do edital do VLT foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 17 de fevereiro e no Diário Oficial da União no dia 22.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114