Cuiabá | MT 04/05/2024
Saúde
Sexta, 03 de julho de 2015, 08h01

Diamantino recebe computadores e capacitação do Telessaúde


Para a implantação do Projeto Nacional de Telessaúde, do Ministério da Saúde, em Mato Grosso, Diamantino recebeu quatro computadores destinados para a operacionalização do programa, além da entrega dos equipamentos, foi realizada capacitação com os profissionais da saúde referente às potencialidades no apoio à qualificação da atenção básica em saúde.

“O Telessaúde é uma realidade em nosso Estado, nossa equipe local já realiza diagnósticos nas áreas de cardiologia e dermatologia. Agora vamos trabalhar para aprimorar o serviço disponível”, informou o secretário adjunto de gestão estratégica da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Eloar Vicenzi. O objetivo é melhorar a qualidade do serviço de saúde do SUS, diminuindo os deslocamentos desnecessários dos pacientes e, assim, reduzir custos no atendimento.

Rita Borges, coordenadora estadual do Telessaúde, da SES, citou que é preciso que os gestores municipais sensibilizem e motivem os profissionais para o uso das ferramentas disponibilizadas no Telessaúde. Segundo ela, é preciso uma mudança de prática, que só acontece quando o profissional se conecta e faz uso do programa. “O Telessaúde é um programa incrível e simples de se utilizar. Precisamos desmistificar a ideia de que para solicitar uma teleconsultoria ou participar de uma web aula é preciso muita coisa, na verdade o profissional só precisa de um computador e o acesso à internet”, explicou.

Em Mato Grosso o Telessaúde atende todas as regionais, com serviços de web aula, web conferência, além de vídeo aulas que ficam disponíveis no canal do YouTube e da plataforma de ensino a distância (EAD), que está em processo de implantação. Como uma ferramenta de suporte técnico-científico aos profissionais da saúde, são abordados nos conteúdos temas como dengue, chikungunya, hanseníase, tuberculose, leishmaniose, entre outros.

A secretária municipal de Saúde e Vigilância Sanitária de Diamantino, Adélia Maria dos Santos elogiou a integração e as novas tecnologias utilizadas em prol do cidadão. “Recebemos computadores e capacitações, todo o conhecimento e tecnologia que venha facilitar o diagnóstico e munir de novos conhecimentos nossos profissionais é muito bem-vinda”, destacou. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114