Cuiabá | MT 04/05/2024
Saúde
Sexta, 03 de julho de 2015, 12h06

Defensor Público se reúne com médicos em benefício de assistidos


Defensor em reunião no Hospital Universitário Júlio Muller

Com o intuito de beneficiar os pacientes nos casos de judicialização da saúde, concernentes a oftalmologia do Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM), o Defensor Público Carlos Gomes Brandão se reuniu com representantes da diretoria, com os médicos residentes e internos e com funcionários do ambulatório, na manhã desta quinta-feira (2).

Brandão procurou o Hospital para que o fluxo de atendimentos seja organizado, evitando falhas e diminuindo a morosidade dos processos. “A Defensoria Pública tem o papel de orientar esses assistidos a fim de que a liminar seja deferida da forma mais rápida possível. Para isso, é necessário que todos os procedimentos da unidade hospitalar estejam em conformidade com a legislação exigida”.

DSCN6991 Segundo o Defensor, o primeiro passo é que o paciente seja regulado e leve consigo um comprovante. A definição da urgência também é de fundamental importância para que o caso seja resolvido o quanto antes, ou seja, os médicos devem fazer uma triagem classificando a gravidade das ocorrências. Os diagnósticos devem ainda estar acompanhados de um relatório padronizado e completo, seguidos se necessário, da cópia dos exames realizados.

Cabe ainda aos médicos, a orientação correta aos pacientes de que eles podem e devem recorrer à Justiça em caso de judicialização, fornecendo todos os documentos necessários para tal medida.

“Temos conhecimento de que os pacientes vêm tendo dificuldades para conseguir a realização de consultas ou cirurgias oftalmológicas. Por isso é importante que todos os médicos residentes saibam a melhor maneira de conduzir esses casos, realizando os procedimentos corretamente para que os processos sejam encaminhados e resolvidos sem maiores problemas para o paciente”, afirmou o médico oftalmologista Jair Giampani Júnior, preceptor dos residentes.

Para o superintendente do HUJM, Francisco Souto, a judicialização é um processo custoso para todos, que demanda tempo e dinheiro, por isso é importante o auxílio dos profissionais da saúde. “Investimos frequentemente para que a oftalmologia e outras áreas não precisem mais ser judicializadas, somos parceiros da Defensoria para superar esses entraves burocráticos”. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114