Cuiabá | MT 04/05/2024
Saúde
Quarta, 15 de julho de 2015, 13h53

Seminário debate importância da segurança alimentar e nutriciona


A primeira palestra do seminário Ações práticas para o fortalecimento dos consórcios desta quarta-feira (15) contou com a participação de representantes do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Mato Grosso – Consea/MT. O Conselho é um órgão de assessoramento ao governo do estado na elaboração de políticas públicas referentes à segurança alimentar.

O Consea, que existe há 10 anos, é composto por dois terços da sociedade civil, que faz o controle social das ações relacionadas à segurança alimentar e nutricional. Além de promover a orientação dos municípios com relação às políticas de segurança alimentar, o órgão também qualifica os conselheiros sobre o tema, durante as reuniões mensais.

A vice-presidente do Consea, Josita Rocha, destacou a realização da Conferência Estadual de Segurança Alimentar, que será promovida nos dias 20 e 21 de agosto, em Cuiabá. O lema da conferência será Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar. Josita disse que o evento vai alertar sobre o consumo excessivo de alimentos ultraprocessados. “A maioria dos alimentos consumidos estão se distanciando da natureza. O Brasil já saiu do mapa da fome, mas o que a maioria está comendo?”, questionou.

Na conferência em Cuiabá haverá um ciclo de palestras que vai debater a soberania alimentar, além da discussão sobre três eixos, sendo: Comida de verdade: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável; Dinâmicas, escolhas e alcance da política pública, além do Fortalecimento do Sistema de Segurança Alimentar Nacional – Sisan. Após a realização da conferência estadual, será promovida a etapa nacional, agendada para o período de 3 a 6 de novembro, em Brasília.

Josita também apresentou o resultado de uma pesquisa realizada em 2014 que traçou o mapa da segurança alimentar no estado. Dos 141 municípios, apenas 22 participaram, dos quais somente oito afirmaram possuir o Conselho de Segurança Alimentar municipal. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114