Cuiabá | MT 03/05/2024
Saúde
Sexta, 28 de agosto de 2015, 19h35

Fórum debae urgência e emergência na região sudoeste e oeste de Mato Grosso


Fórum de Urgência e Emergência da Região Oeste e Sudoeste de Mato Grosso

A organização da urgência e emergência como parte da rede de atenção e a superlotação das unidades hospitalares estão entre os assuntos debatidos no I Fórum de Urgência e Emergência da Região Sudoeste e Oeste de Mato Grosso. Iniciado na quinta-feira (27.08), o evento é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio do Hospital Regional de Cáceres Dr. Antonio Fontes.

Além de refletir sobre a atual situação, o fórum tem o objetivo de propor ações de enfrentamento dos problemas relacionados às áreas de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS) na região.

Para diretor executivo do Hospital Regional, Mário Rodrigo Kaoru, o evento traz uma grande contribuição aos gestores municipais, técnicos das secretarias de saúde e profissionais que trabalham na área. “A propositura do Fórum é diagnosticar e apontar soluções para tornar mais eficiente e seguro o atendimento nas urgências e emergências na região. Acredito que daqui sairão novas ideias para melhorar os serviços de saúde tanto no Hospital Regional quanto nas unidades de saúde da região”.

Na ocasião, a secretária adjunta de Políticas e Atenção a Saúde da SES, Cleoni Silvana Kruger, parabenizou a iniciativa e reafirmou o compromisso do Governo do Estado em fornecer um serviço de saúde de qualidade para a população. “Esse Fórum vem ao encontro da política de saúde da atual gestão, que é trabalhar a regionalização. Não podemos discutir os problemas de uma única unidade, temos que debater quais são as verdadeiras necessidades de saúde da região, na particularidade de cada município, sempre buscando prestar um atendimento de qualidade à população”.

Silvana lembrou ainda que a atenção primária é a porta de entrada dos problemas em saúde e deve estar bem estruturada para que os demais serviços funcionem. “Nós começamos a organizar toda uma rede assistencial de saúde a partir da atenção primária. Se temos uma atenção primária desorganizada é evidente que o serviço de média e alta complexidade estará cada vez mais sobrecarregado. Uma atenção primária bem estruturada é capaz de resolver de 80% dos problemas de saúde da população”, disse.

O fórum segue nesta sexta-feira (28.08) com a participação de gestores municipais, colaboradores do hospital regional, servidores da SES e dos Escritórios Regionais de Saúde de Cáceres e Pontes e Lacerda. Além de palestras, os participantes vão fazer um trabalho em grupo a fim de identificar os problemas, as causas e buscar soluções com a elaboração de objetivos e metas.

Participaram também da abertura do Fórum o deputado estadual, Leonardo Albuquerque; o representante do Ministério Público, promotor Douglas Lingiardi; o representante Núcleo da Defensoria de Cáceres, defensor público Alysson Ourives; além de representantes dos Escritórios Regionais de Saúde de Cáceres e Pontes e Lacerda.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114