Cuiabá | MT 03/05/2024
Saúde
Quinta, 10 de setembro de 2015, 11h09

Técnicos da saúde participam de oficina sobre a atenção básica


Foto:Anderson Acendino
Secretaria de Estado de Saúde realiza oficina do Pmaq

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), com apoio do Ministério da Saúde, promove a Oficina do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica – PMAQ. Cerca de 40 técnicos dos escritórios regionais, representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosemes) e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) participam da oficina que começou na quarta (09.09) e segue até está quinta-feira (10.09), na Escola de Saúde Publica.

O PMAQ é um programa de certificação, criado pelo Ministério da Saúde, com objetivo de garantir mais qualidade no atendimento realizado nos serviços básicos de saúde. Ele permite ainda acompanhar e avaliar os trabalhos das equipes, a gestão e até estrutura física da atenção básica no estado.

A coordenadora de Atenção Primária da SES, Regina Paula de Oliveira, explica que por meio do PMAQ os municípios podem elevar os recursos financeiros do Sistema Único de Saúde (SUS) quando apresentam melhora no padrão de qualidade do atendimento prestado. A adesão ao programa é feita de forma voluntária por meio do site do Ministério da Saúde. “Em Mato Grosso, no primeiro ciclo realizado em 2011, 38,51% (228) das equipes de atenção primária do estado fizeram a adesão. No segundo ciclo, realizado em 2013, 527 (87,83%) equipes de saúde da Família e 364 (84,45%) equipes de Saúde Bucal participaram e foram avaliadas”.

Com base no resultado, explica Regina, o segundo ciclo mostrou que as unidades básicas de saúde apresentaram uma melhora importante em relação ao primeiro ciclo, principalmente na avaliação da estrutura, disponibilidade de medicamentos e na opinião dos usuários.

Segundo o representante da UFMT e diretor do Programa Mais Médicos, Reinaldo Mota, tanto o PMAQ quanto o Mais Médicos precisam trabalhar em sintonia e fortalecer o Programa de Saúde da Família, que é porta de entrada dos atendimentos. “O principal objetivo é redirecionar o modelo no país, fortalecendo a atenção básica à saúde. Esta estratégia prioriza ações de promoção, proteção e recuperação da saúde dos indivíduos e de qualidade, estimulando a organização da comunidade e efetiva participação popular”.

A oficina encerra nesta quinta-feira (10.09), às 16h30, com trabalho em grupo, debate e definição de resultado.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114