Cuiabá | MT 03/05/2024
Saúde
Quinta, 10 de setembro de 2015, 13h20

Saúde alerta população para os cuidados no combate à Dengue no período chuvoso


Com o início do período das chuvas, a Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde alerta a população para os cuidados necessários no combate à dengue no município.

A Saúde faz questão de reforçar um aviso já bem conhecido pela população. A eliminação dos criadouros ainda é a principal ação no combate às doenças.

Em Várzea Grande, de janeiro a setembro de 2015, segundo dados registrados no Sistema Nacional de Informação (SINAN), 1.537 casos da doença foram registrados. Somente no mês de agosto, 103 novos casos foram notificados. Em relação às notificações de óbitos por dengue, 03 casos foram registrados e estão sob investigação.

Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, Juliano Mello a principal medida de prevenção é evitar água parada em qualquer tipo de recipiente. Além disso, é preciso manter os quintais e terrenos sempre limpos e as caixas d´águas devidamente fechadas.

Juliano Mello ainda recomenda que em qualquer situação que o paciente apresente sinais e sintomas da doença deve procurar imediatamente os serviços de saúde e evitar o uso de medicamentos sem prescrição médica. "Se a pessoa apresentar febre de dois a sete dias seguidos, náuseas, vômitos, dores no corpo, de cabeça e nos olhos, os pacientes deverão imediatamente procurar uma das unidade de saúde do município para receber os devidos tratamentos", completou.

“É fundamental que os moradores de Várzea Grande se engajem e adotem definitivamente as medidas de combate ao mosquito transmissor da dengue. Para se ter uma ideia, em 45 dias de vida, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas”, reforçou Juliano.

O ranking dos bairros com maior número de notificações em Várzea Grande segundo levantamento realizado pela Superintendência de Vigilância em Saúde do município são: Mapim, Jardim Eldorado, Cristo Rei, Centro Sul, São Mateus, Jardim Maringá I, Parque do Lago, Nova Várzea Grande, Manga, Jardim Paula II, Vitória Régia, Jardins Glória I e II, Água Vermelha, Parque São Simão, Jardim Costa Verde I, Loteamento Santa Maria, Jardim dos Estados e Capão Grande.

 

Dica - A regra básica é não deixar a água - principalmente limpa - parada em qualquer tipo de recipiente como: vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores, além de outros locais em que a água da chuva fica coletada ou armazenada. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114