Cuiabá | MT 28/04/2024
Saúde
Sexta, 25 de setembro de 2015, 16h34

MT Hemocentro promove palestra em escola estadual


A Secretaria de Estado de Saúde, por meio do MT Hemocentro, realizou na quinta-feira (24.09) o projeto Doares do Futuro com alunos da Escola Estadual Arlete Maria da Silva, no bairro Asa Bela, em Várzea Grande. Cerca de 200 estudantes, entre 14 e 17 anos, tiveram a oportunidade de conhecer a iniciativa que tem por objetivo trabalhar os jovens enquanto multiplicadores e formar cidadãos conscientes de seu papel social.

O projeto é realizado sempre que solicitado ao MT Hemocentro e tem como foco o trabalho educativo, contínuo e sistemático sobre a doação de sangue junto às unidades de ensino.Conforme a assistente de captação de doadores do MT Hemocentro, Magda Matos, a metodologia aplicada na palestra trabalha a informação sobre a doação de sangue, de forma que os jovens levem para o núcleo familiar a importância de doar sangue.

Magda destaca a necessidade de expandir a cultura da doação de sangue nas escolas por meio de palestras, eventos socioeducativos e culturais, envolvendo educadores e alunos no processo de formação de futuros doadores e agentes multiplicadores. “Desde cedo precisamos aprender a importância do ato de doar sangue. A criança e o adolescente, recebendo orientações e incentivos, não disseminarão antigos padrões de comportamento, além de possuírem o potencial de criar novos hábitos de vida e multiplicar a semente”.

A coordenadora da escola, Regiani Fernanda Sgobbi, afirma que a missão dela junto dos professores é transformar os alunos em adultos comprometidos com o próximo e com a preservação da vida. “Fizemos uma atividade com o oitavo anos através de trabalhos manuais e associamos conhecimento, didática e a palestra do MT Hemocentro. Esperamos que levem para o convívio familiar e social o que aprenderam na escola”.

A iniciativa ganha força por meio da educação continuada, informação, orientação e conscientização sobre as questões relacionadas ao sangue, a doação voluntária, as doenças hematológicas e principalmente sobre a importância do ato de doar sangue. Escolas interessadas em desenvolver o projeto devem entrar em contato com o MT Hemocentro, localizado na Rua 13 de junho, 1055, bairro Porto.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114