Cuiabá | MT 27/04/2024
Saúde
Terça, 29 de setembro de 2015, 12h13

Secretaria de Saúde de Cuiabá convoca beneficiários do Bolsa Família


A Secretaria de Saúde de Cuiabá está convocando as famílias beneficiárias do programa Bolsa-Família, do Governo Federal, acompanhadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As famílias devem comparecer as Unidades Básicas de Saúde (UBS) mais próximas de sua residência para cumprir o componente (condicionalidade) da saúde, do programa federal.

Esse acompanhamento está relacionado ao calendário vacinal, acompanhamento da pesagem e estatura das crianças e realização de pré-natal no caso das gestantes.

A nutricionista Laura Vicuna Botelho dos Santos, responsável técnica do Programa da Alimentação e Nutrição da Diretoria de Atenção Básica, da Secretaria de Saúde de Cuiabá, explicou que o público alvo do chamamento são as mulheres em idade fértil e crianças menores de 07 anos.

Ao definir como um dos critérios para recebimento do Bolsa-Familia o cumprimento da condicionalidade saúde, o governo federal garante à população os serviços da Atenção Básica ligados à vacinação, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança menor de sete anos, alem do pré-natal da gestante, assistência pós-parto, e a vigilância nutricional.

“As famílias devem ser acompanhadas duas vezes durante o ano. Esse acompanhamento é obrigatório sendo um no primeiro semestre, nos meses de março e abril, e outro no segundo semestre, em setembro e outubro”, destacou a responsável técnica, lembrando que o prazo para a 2ª vigência de 2015 termina no dia 06 de novembro.

“As famílias que deixarem de cumprir essa condicionalidade, ou seja, não comparecem a uma unidade de saúde básica para fazer o acompanhamento, nos itens ligados a esse critério, correm o risco de terem o beneficio suspenso”, explicou Laura Vicuna.

Ao comparecer na UBS, os pais devem levar a caderneta de saúde (caderneta de vacinação) das crianças e a responsável legal ou a mãe, levar o cartão do benefício. Se a mãe estiver grávida, deve levar também a caderneta de gestante.

As 92 UBS (Centro de Saúde e Programa de Saúde da Família), estarão atendendo no seu horário normal de funcionamento, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas, de segunda a sexta­- feira.

Programa Bolsa-Família

O Programa Bolsa-Família (PBF) faz parte do Plano Brasil sem Miséria, que tem como objetivos erradicar a extrema pobreza no Brasil por meio da elevação da renda familiar per capita, ampliação do acesso aos serviços públicos e inclusão produtiva.

Por meio desse acompanhamento está sendo efetivado o compromisso do Sistema Único de Saúde (SUS) com a erradicação da miséria, bem como a garantia do direto à saúde às famílias beneficiárias.

O monitoramento dessas ações no sistema de gestão do Programa Bolsa-Família na Saúde possibilita ainda os registros individuais das condições de saúde dos beneficiários e a identificação das beneficiárias gestantes que poderão receber o Benefício Variável à Gestante (BVG), concedido no âmbito do PBF. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114