Cuiabá | MT 28/04/2024
Saúde
Sexta, 04 de março de 2016, 11h07

MT Hemocentro altera o horário de funcionamento


O Hemocentro Coordenador de Mato Grosso informa que a partir do dia 5 de março voltará a atender os doadores de sangue aos sábados. Outra alteração no funcionamento da sede é a ampliação do horário de atendimento de segunda a sexta-feira, que passa a ser das 7h às 18h45. A Unidade de Coleta e Transfusão do Pronto Socorro de Cuiabá também teve o horário alterado e passa a atender a população de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

A diretora do MT Hemocentro, Elianne Curvo, explica que a mudança já está vigorando e visa beneficiar principalmente às pessoas que trabalham até às 18 horas e que não tinham tempo para doar sangue. “Há dois anos não atendíamos aos sábados e muitos doadores reclamavam porque querem doar sangue, mas não dispõem de tempo devido ao horário de trabalho. Fizemos esse ajuste para atender justamente esse público”.

Além disso, a mudança possibilitará um aumento no número de doadores e, consequentemente, no estoque de sangue. “É uma estratégia que adotamos para que nosso estoque permaneça em um nível adequado e possamos atender todas as solicitações”, explica a diretora, ressaltando que o MT Hemocentro é o único banco de sangue público do estado.

O MT Hemocentro atende todo o estado com a responsabilidade de coordenar a política de sangue. Isso significa atender a demanda de todas as unidades de saúde da rede do Sistema Único de Saúde (SUS), na capital e no interior, com quantidades adequadas de sangue para socorrer pessoas que precisam de transfusão.

Condições para doar sangue

Segundo a Portaria 1353/2011 do Ministério da saúde, podem doar sangue cidadãos com boa saúde e que tenham idade entre 18 e 67 anos. Além disso, os candidatos devem pesar mais de 50 quilos e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

A idade máxima para a primeira doação de sangue é de 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsável legal. Estar bem alimentado e portar documento oficial de identidade com foto são requisitos imprescindíveis para quem deseja doar.

Doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro que não provoca risco ou prejuízo à saúde. Além disso, a doação é voluntária, anônima, altruísta e não remunerada. Todo o processo de doação é rápido, seguro e indolor, leva cerca de 40 minutos. O ideal é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano – homens a cada 60 dias e mulheres devem respeitar um intervalo de 90 dias entre as doações.

Novos Horários

Fique atento aos novos horários de funcionamento:

O atendimento ao público no MT-Hemocentro, agora é de segunda a sábado, das 7h às 18h45. A unidade está localizada na Rua 13 de Junho, número 1055, no bairro Porto em Cuiabá.

Já a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) do Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC) atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. As pessoas interessadas em doar sangue e que precisarem de esclarecimentos podem ligar para os telefones (65) 3321-4578 ou (65) 3623-0044 - ramal 221. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114