Cuiabá | MT 27/04/2024
Saúde
Terça, 08 de março de 2016, 07h53

MT Hemocentro terá programação especial no Dia da Mulher


Durante toda esta semana o MT Hemocentro terá uma programação especial para comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 08 de março. A campanha “Mulher é sinônimo de doação. Doa tempo, amor e vida”, tem como objetivo estimular as mulheres a se tornarem doadoras de sangue, aumentando o estoque de sangue da unidade.

Na abertura da campanha, nesta terça-feira (08) às 09h, as doadoras serão recepcionadas na sede da unidade localizada na Rua 13 de Junho, com música cantada pelo coral da Secretaria de Estado e Saúde, maquiagem e lanche especial. São aguardadas as servidoras da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Cuiabá, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e do grupo do Facebook “Tudo entre as Mulheres”.

A programação segue até sexta-feira (11), das 07h às 18h, e várias entidades do governo do estado, do município de Cuiabá, e da iniciativa privada são parceiras da iniciativa.

A psicóloga do MT Hemocentro, Elione Figueiredo de Arruda, destaca que a iniciativa estimula as mulheres a doarem sangue e com isso promovem um ato de amor ao próximo. “Serão várias atividades no decorrer da semana. Esperamos que mais mulheres se sintam sensibilizadas pela causa e venham somar força conosco”, destaca Elione.

Condições para doar sangue

Segundo a Portaria 1353/2011 do Ministério da saúde, podem doar sangue cidadãos com boa saúde e que tenham idade entre 18 e 69 anos. Além disso, os candidatos devem pesar mais de 50 quilos e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

A idade máxima para a primeira doação de sangue é de 60 anos. Menores de idade, entre 16 e 17 anos, só podem doar com autorização dos pais ou responsável legal. Estar bem alimentado e portar documento oficial de identidade com foto são requisitos imprescindíveis para quem deseja ser doador.

Doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro que não provoca risco ou prejuízo à saúde. Além disso, a doação é voluntária, anônima, altruísta e não remunerada. Todo o processo de doação é rápido, seguro e indolor, leva cerca de 40 minutos. O ideal é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano - homens a cada 60 dias e mulheres devem respeitar um intervalo de 90 dias entre as doações.

Horários de atendimento

O atendimento ao público no MT-Hemocentro é de segunda a sábado, das 07h às 18h45. A unidade está localizada na Rua 13 de Junho, número 1055, no bairro Porto em Cuiabá.

Já a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) do Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC) atende de segunda a sexta-feira, das 07h às 18h. As pessoas interessadas em doar sangue e que precisarem de esclarecimentos podem ligar para os telefones (65) 3321-4578 ou (65) 3623-0044 - ramal 221.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114