Cuiabá | MT 27/04/2024
Saúde
Terça, 08 de março de 2016, 19h01

SES promove encontro para apresentação de projetos de intervenção


 Vinte projetos de intervenção do curso de Especialização em Gestão do Trabalho e Educação em Saúde foram apresentados nesta segunda-feira (07.03) durante uma oficina de trabalho realizada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Os projetos foram elaborados como trabalhos de conclusão do curso, que é realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com o Ministério da Saúde e cooperação da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

O curso que terminou em dezembro de 2015 tem como objetivo contribuir com a melhoria dos serviços de saúde nos municípios de Mato Grosso. Ao todo 117 alunos concluíram a especialização e 100 projetos de intervenção foram aprovados no estado e serão executados no decorrer do ano de 2016.

“Nesse encontro vamos construir as diretrizes para o gerenciamento dos projetos de intervenção na SES, como instrumentos de gestão que responda às necessidades prioritárias da área de Trabalho e Educação em Saúde, na perspectiva da valorização dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS)”, explica a coordenadora local do curso de especialização, Silvia Tomaz.

Os projetos de intervenção apresentados durante o encontro foram elaborados pelos servidores de carreira da Secretaria de Estado de Saúde (SES), lotados nas Superintendências de Gestão de Pessoas, Vigilância em Saúde e Gestão Estratégica.

Entre as temáticas abordadas nos projetos estão a assiduidade, valorização, avaliação de desempenho e liderança no serviço público, aposentadoria, informação em gestão do trabalho em saúde, dimensionamento, além de educação e saúde do trabalhador do SUS e estrutura da gestão do trabalho e educação em saúde.

Participaram do encontro o diretor do Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde, do Ministério da Saúde, Angelo D’Agostini Junior, a coordenadora nacional da Especialização em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Janete Castro Lima, a secretária adjunta de Administração Sistêmica da SES, Josiane Fatima de Andrade, o presidente do Sindicato dos Servidores da Saúde e do Meio Ambiente (Sisma), Oscarlino Alves, além da equipe técnica da SES.

Reconhecimento

No final do ano de 2016 será realizado um encontro com todos os alunos da Especialização em Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, do estado de Mato Grosso, com o objetivo de apresentar o resultado da execução dos projetos de intervenção aprovados na conclusão do curso. Além disso, o Ministério da Saúde publicará um livro, em que serão reunidos os projetos aprovados em todas as regiões do país.

Capacitação

O curso de Especialização em Gestão do Trabalho e Educação em Saúde é uma diretriz política do Ministério da Saúde, da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (SGTES) e do Departamento de Regulação e Gestão do Trabalho (Degerts), por meio do Programa de Qualificação e Estruturação da Gestão do Trabalho e da Educação no SUS (Progesus), que visa qualificar as áreas de gestão do trabalho e da educação em saúde nas secretarias municipais e estaduais de saúde em âmbito nacional.

A capacitação é destinada a profissionais-gestores com formação superior e inserção nas áreas de gestão do trabalho e da educação em saúde.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114