Cuiabá | MT 07/05/2024
Saúde
Quinta, 01 de setembro de 2016, 15h37

Delegação africana conhece Triagem Neonatal do HUJM


Profissionais de saúde do Centre National de Référence de la Drépanocytose (CNRD), órgão do Ministério da Saúde da Níger, país da África Acidental, visitaram o Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM-UFMT/Ebserh) nesta terça-feira (30.08) para conhecer o trabalho desenvolvido pela Triagem Neonatal - Teste do Pezinho.

De maioria mulçumana, dois terços do território de Níger está localizado no deserto do Saara. O Centro possui um Acordo de Cooperação com a UFMT e iniciou a Triagem Neonatal buscando conhecimento científico e prático. A primeira doença genética que o país está fazendo a triagem é a anemia falciforme.

Para o médico geneticista responsável pelo Serviço de referência do HUJM, Francis Galera, essa troca de experiência é positiva porque em Níger o programa de triagem Neonatal está iniciando e o Hospital Júlio Müller já possui 15 anos de história. O Serviço realiza a triagem de 6 tipos de doenças genéticas, fazendo também o acompanhamento dos pacientes.

O especialista lembra ainda que a anemia falciforme é frequente em Níger. Segundo dados apresentados pela Comitiva, 1 em cada 4 indivíduos é portador do traço da doença no país. “Sendo que o nosso é de 1 em 30 indivíduos. A anemia falciforme é uma doença genética que, entre outras coisas, causa anemia, traz risco de infecções, alguns tipos de pneumonias e obstruções dos vasos sanguíneos pela própria característica da doença. A hemácia muda de forma. Fica no formato de foice e não consegue transitar no vaso sanguíneo”, explica o médico.

“A nossa missão é tratar bem e o mais cedo possível. Começar a prevenção antes dos sintomas aparecerem”, ressalta a professora PhD Genilda Ferreira Lino, que coordena o plano piloto em Níger, e veio acompanhada da enfermeira Falola Latifou Haoua Iro Morphi, administradora do CNRD.

Brasileira, Genilda se tornou voluntária da missão humanitária após a aposentadoria. Antes de Níger, trabalhou na República da Guiné-Bissau e em Moçambique. A médica fez parte da Comissão da UFMT que estudou a viabilidade de implantação do Hospital Universitário.

Em números:

A Triagem Neonatal – Teste do Pezinho do HUJM realizou, no ano passado, 41.485 mil exames. No primeiro semestre de 2016, foram feitos 21.374 mil exames. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114