Cuiabá | MT 28/04/2024
Saúde
Quinta, 22 de setembro de 2016, 11h06

II Meeting sobre saúde da pessoa com deficiência destaca o atendimento humanizado


Com temas voltados à transdiciplinaridade em saúde, autismo, microcefalia e rede de cuidados, o II Meeting sobre saúde da pessoa com deficiência, realizado pela Secretaria de Estado de Saúde em parceria com o Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), reuniu aproximadamente cerca de 500 pessoas, entre profissionais da área e participantes do evento, que aconteceu no Hotel Fazenda Mato Grosso.

De acordo com o último censo demográfico de 2010, Mato Grosso possui cerca de 600 mil pessoas com deficiência. Para garantir qualidade de vida a essa parcela da população, que representa 22,6% em todo Estado, a Secretaria de Estado de Saúde por meio do CEOPE, além de prestar assistência médica-odontológica de média e alta complexidade, tem como política a educação permanente e o incentivo ao ensino e pesquisa em Odontologia para Pessoas com deficiência. Sendo assim, esse segundo Meeting visa unir forças por uma saúde mais acessível, inclusiva e integral.

A secretária adjunta de Políticas e Regionalização, Maria Salete Ribeiro, que no evento representou o secretário estadual de Saúde João Batista Pereira, destacou a importância de se combater o preconceito e de garantir a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade. “Esse meeting é importante para nos dar a dimensão do quanto ainda precisamos envolver a população e interagir com as demais áreas da saúde. Não vamos ter êxito no desenvolvimento de políticas públicas eficientes sem a participação sociedade".

O secretário adjunto de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcione Mendes de Pinho, vítima de paralisia infantil, defendeu a capacitação dos profissionais desde a atenção primária. “Um evento como esse contribui para o entendimento e capacitação dos profissionais da área da saúde. Já avançamos muito, mas com o envolvimento de toda sociedade, podemos avançar mais.”

Além do CEOPE, a realização do II Meeting sobre saúde da pessoa com deficiência contou com a cooperação de outros setores e Unidades da Secretaria de Estado de Saúde como CRIDAC, CERMAC e COAPRE e parceiros como FAPEMAT- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso, Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá através da Coordenadoria de Saúde Bucal de Cuiabá,Conselho Regional de Odontologia de MT- Escola de odontologia e empresas parceiras do evento. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114