Cuiabá | MT 04/05/2024
Saúde
Quinta, 01 de dezembro de 2016, 19h58

Balanço positivo no primeiro dia de mutirão no HUJM


"Vocês estão dando vida nova para essas mulheres. A vida delas vai mudar totalmente. Este projeto tem que ter continuidade para ajudar as próximas mulheres que vão precisar desta cirurgia", diz a comerciante Fátima Martins, sobrinha da Ondina Antunes Poersch, uma das 08 mulheres que foram atendidas no primeiro dia (30.11) de mutirão cirúrgico no Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM-UFMT/Ebserh). A ação faz parte do I Mutirão Nacional da Rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), que teve a adesão de 39 hospitais universitários pelo país.

Durante 16 anos, Dona Ondina, de 66 anos, sofreu com contingência urinária. Há um ano estava na espera do SUS pela cirurgia. "Só tenho a agradecer. Primeiro lugar a Deus e depois ao hospital. Todos atenderam com muito carinho. Nesta idade é o que a gente precisa", conta a artesã.

No HUJM o mutirão será ampliado para mais 02 dias, as cirurgias ginecológicas retomam nesta quinta-feira (01.12) e a proctologia assume as Salas Cirúrgicas na sexta-feira (02.12). Trinta e duas (32) pessoas deverão operadas durante os 03 dias no HUJM. Dezesseis (16) passarão por procedimento ginecológico e outras 16 de proctologia. Hoje, a fila de espera dessas especialidades em todo o Estado, segundo informações da Central de Regulação da Capital, é de 252 pacientes, 76 de proctologia e 176 ginecológicos.

"A realização do mutirão dos Hospitais Universitários Federais, sob coordenação da Ebserh, ressalta o compromisso com o atendimento médico-hospitalar, assumido pelo governo federal com a criação da empresa. Há que se destacar que a Ebserh comanda, atualmente, a maior rede de hospitais essencialmente SUS do país. O HU, que também compõe esse sistema, participará com muita força desta atividade. Temos experiência com este tipo de atividade, o que revigora nossa missão permanente de atender o interesse público desta região", ressalta o gerente de Atenção à Saúde do Hospital, Eduardo De Lamonica Freire.

Brasil

Em todo o país, a iniciativa conta com ações para mais de três mil pessoas nos 39 hospitais. Cada instituição definiu as especialidades que atenderia. Dos 39 hospitais que vão contar com atividades na data, 21 realizarão cirurgias visando atender mais de 1.000 pacientes. Já para procedimentos ambulatoriais como exames, diagnósticos e ações educacionais preventivas, 31 instituições da rede Ebserh disponibilizarão colaboradores para atender mais de 2.300 pessoas. No total, cerca de 1.000 profissionais de saúde vão atender em todo o país.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114