Cuiabá | MT 25/04/2024
Saúde
Sexta, 31 de março de 2017, 08h42

Frente Holística já atendeu mais de 3800 pessoas


A Frente Parlamentar Mista de Práticas Integrativas em Saúde, conhecida como Frente Holística, elaborou relatório dos serviços prestados desde a implantação, em setembro de 2015, até dezembro de 2016. Foram 12.841 atendimentos, usufruídos por mais de 3800 pessoas, em ações que ofereceram 14 práticas complementares, como reiki, quick massage e acupuntura.

Segundo a coordenadora técnica da Frente Holística, a servidora Maria das Graças Alves Baltazar, a comissão tem por objetivo difundir as práticas integrativas e complementares em saúde, do ponto de vista político, por meio de reuniões junto aos gestores de saúde, e do ponto de vista de oferta de serviços ao público.

Maria das Graças avalia como muito importantes as ações, pois oferecem ao público, especialmente o mais pobre, cuidado e bem estar.

A Frente Holística também atua pela inclusão das práticas integrativas no atendimento básico do SUS, para as quais há orçamento federal específico, a ser gerido pelos municípios. “Estamos aqui para lutar para que realmente sejam implantadas na saúde pública”, enfatiza.

Em um ano e três meses, a Comissão desenvolveu também ações internamente, para atendimento do servidor – como no Dia do Servidor Público (28/10/2015) e a 1ª Semana Interna de Prevenção de Acidente e Promoção de Saúde do Servidor (Sipat), ambos na Assembleia Legislativa, mas se destaca principalmente “extra-muros”: a Frente Holística participou de 17 edições do programa popular do Grupo Gazeta de Comunicação, o “Viva Seu Bairro”, onde oferece práticas como alinhamento de cura, auriculoterapia, massagem com pedras e aromaterapia e reflexologia. Nas 17 edições, foram oferecidos 10.172 atendimentos. Os serviços são ofertados por uma equipe de 12 voluntários, com experiência nas terapias integrativas.

Compõem a Frente Holística os deputados Wancley Carvalho (PV), como presidente; Ondanir Bortolini (PR), o Nininho, e Saturnino Masson (PSDB). 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114