Cuiabá | MT 26/04/2024
Saúde
Terça, 17 de julho de 2018, 18h56

HBSH, Unimed Cuiabá e PróUnim lançam o 1º Berço Sustentável


.

O Hospital Beneficente Santa Helena (HBSH) em parceria com a Unimed Cuiabá e o PróUnim - Programa de Ação Social da Unimed lançaram na manhã desta terça-feira (17.07) o projeto Primeiro Berço Sustentável. Durante a solenidade, foi entregue o primeiro Kit a uma mãe que recebeu alta nesta terça-feira.

O objetivo do projeto, originário da Finlândia, é promover a diminuição da ocorrência da Síndrome da Morte Súbita do Lactente (SMSL) e fomentar um começo de vida em igualdade. O uso da caixa de papelão como primeiro berço para todas as crianças transmite essa ideia de simplicidade e igualdade, independente de classe social.

 

Segundo pesquisa realizada em 2014 pelo jornal americano Pediatrics, 55% dos bebês dormem em situações que favorecem a morte súbita. A caixa berço funciona como uma barreira mecânica que impede o bebê de virar-se e ficar de bruços, posição agravante para a SMSL. Dormir na mesma cama com os pais também pode provocar o sufocamento do bebê. Com a caixa, o recém-nascido pode aproveitar com segurança o sono ao lado da mãe.

 

"Nós resolvemos criar e adaptar um projeto, que é feito e muito bem aceito já em alguns países, para nos aproximarmos ainda mais das famílias que a nós confiaram o futuro de suas gerações, entregando com prazer, com a inestimável parceira e patrocínio da Unimed Cuiabá e do PróUnim e voluntários este chamado 1º Berço, com um Kit simplório, humilde, de necessidades do recém-nascido", discursou o Presidente do Santa Helena e idealizador do projeto, Dr. Marcelo Sandrin, durante a solenidade de lançamento.

 

Sandrin disse ainda que espera que todos aceitem e cuidem deste presente para sempre, "pois não é o material ou seu valor que importa".

 

"Este berço de papelão e seu humilde conteúdo serve para nos provar que além de nascermos todos absolutamente iguais, não precisamos de berços de ouro para o nosso futuro, futuro das famílias. Bastam cuidados e principalmente amor, carinho e dedicação. Além disso, melhora as condições de segurança da criança e aprimora os cuidados aos mesmos, sendo fato que o uso do berço de papelão diminui praticamente a zero o risco de acidente, que vemos frequentemente por ai", complementou o presidente que finalizou seu discurso agradecendo a toda sua equipe do Santa Helena e aos patrocinadores, por acreditarem nesse sonho e o tornarem realidade.

 

 

CAIXA

O Primeiro Berço consiste numa caixa feita de papelão, forrada com um colchão próprio. Junto, as parturientes receberão também alguns itens de primeira necessidade do bebê: lençol, toalha, sabonete, cueiro, fralda de pano, brinquedo e uma caixa de lenço umedecido.

 

Durante um ano, o Kit Primeiro Berço será distribuído para todas as parturientes que tiverem bebê no Hospital Santa Helena, em Cuiabá. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114