Cuiabá | MT 26/04/2024
Saúde
Sexta, 26 de outubro de 2018, 15h23

SAMU realiza capacitação de atendimento pré-hospitalar no Estado


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou nos dias 24 e 25 de outubro mais uma edição do Curso de Capacitação em Atendimento Pré-Hospitalar (APH). Realizado no auditório da Arena Pantanal, o evento foi destinado a servidores de municípios de Mato Grosso que já atuam ou estão começando a prestar este serviço.

Dentre as cidades que já possuem o atendimento funcionando continuamente estão: Primavera do Leste, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Poconé e Brasnorte. Já Sinop, Sorriso e Confresa estão entre os municípios que estão em processo de implantação e de modo conjunto estão pleiteando a inserção do serviço. Também foram convidadas Unidades Referências para recebimento dos atendimentos realizados pelo Samu, nas quais a gestão visa sempre uma integração, sendo estes servidores do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande e do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá.

 

Segundo a superintendente do Samu, enfermeira Bruna Santiago, a união de forças dos servidores é fundamental neste tipo de situação. “Para a realização de mais uma edição contamos com o total empenho do Núcleo de Educação em Urgências (NEU), integrado pelos próprios servidores que compõe o serviço. Após diversas capacitações contínuas, se tornam instrutores em busca de tornar o serviço mais qualificado para a população”, ressaltou.

Bruna também frisou um fato importante, sobre a confecção e entrega pela primeira vez do material de apoio próprio do NEU SAMU MT em APH, instituído pelo próprio Núcleo e baseado em Protocolos e Referenciais de Atendimentos em Urgência e Emergência. “Além disso, contamos também com a participação de manequins vivos, que são alunos da área da saúde convidados a participar e compor os momentos de prática possibilitando situações ainda mais realísticas”, explicou superintendente do Samu.

 

O curso teórico-prático envolve diversas estações, com assuntos distintos e pré-determinados. “A realização de mais uma edição possibilita a busca pela continuidade das atualizações e aperfeiçoamento dos profissionais que vivenciam realidades distintas da Capital de Mato Grosso, fornecendo, consequentemente, maior segurança na cena e no atendimento a ser realizado pela equipe”, finalizou Bruna.

Nesta edição, 35 profissionais participaram do curso.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114