Cuiabá | MT 26/04/2024
Saúde
Quarta, 24 de novembro de 2010, 16h15

Governo e Unicef fortalecem ações de proteção a criança e ao adolescente


A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT) realiza durante os dias 24 a 26 de novembro, no Hotel Mato Grosso Palace, em Cuiabá, a capacitação “Fortalecimento do Grupo Gestor Interinstitucional Municipal da Baixada Cuiabana (GGIM/BC) sobre Ações do Programa Saúde e Prevenção na Escola”.

O curso, que é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), tem como objetivo de capacitar trabalhadores da saúde nos municípios para torná-los aptos a construir Grupos Gestores Interinstitucionais nos municípios onde atuam.

Segundo a secretária executiva do Grupo Gestor interinstitucional Estadual, Cleidi Eliane de Souza, “os Grupos Gestores Interinstitucionais Municipais são unidades criadas pelo Programa Saúde e Prevenção na Escola (SPE) para atuar na proteção à saúde da criança e do adolescente, no enfrentamento a várias ameaças ao seu bem-estar como as Doenças Sexualmente Transmissíveis, o HIV, a AIDS, o uso abusivo de álcool e uso de drogas, e problemas como a gravidez na adolescência. Em Mato Grosso, a SES/MT conta com um Grupo Gestor Interinstitucional Estadual. Com essa capacitação pretende-se conseguir a criação de vários Grupos Gestores interinstitucionais Municipais”.

Uma vez criados os Grupos seus membros realizam reuniões mensais onde são programadas ações para atuar educativamente junto a profissionais de saúde, educadores, jovens e adolescentes, nos municípios, sobre como evitar a vitimização no processo de enfrentamento das ameaças já citadas à saúde dos infantes e adolescentes.

Para o consultor do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Antonio Carlos Cabral, “é muito importante para o Unicef participar como parceira dessa capacitação vez que já estamos atuando no enfrentamento a ameaças à saúde das crianças e adolescentes, por parte do HIV e da AIDS, em todo o País. Atualmente estamos investindo apoio logístico na proteção à saúde das crianças e adolescentes nos estados da Amazônia Legal estendendo essa proteção à população indígena no combate à HIV, AIDS e no reforço ao aleitamento materno”.

Angélica Garcia Ibraim de Souza, que representou a Secretaria de Estado de Educação na capacitação, disse que “a Seduc é a maior interessada nesta ação já que os principais beneficiados com a multiplicação do conhecimento levada por seus participantes serão nossos jovens e adolescentes, alunos. A capacitação mostra que é necessária a interação e a integração, com envolvimento de professores e alunos, para que esse conhecimento chegue até a ponta onde seus benefícios serão melhores sentidos em afastar os jovens e adolescentes dessas ameaças letais”.

Os municípios que formam a Baixada são: Cuiabá, Várzea Grande, Poconé, Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nova Brasilândia, Nossa Senhora do Livramento, Planalto da Serra e Santo Antonio do Leverger.

PROGRAMAÇÃO – A capacitação continua durante toda à tarde desta quarta-feira (24/11), abordando palestras com temas pertinentes à melhor qualidade de vida para os jovens e adolescentes.

Às 14h15 será apresentada a palestra “Alimentação Saudável na Fase Criança e Adolescência Escolar”, seguida de debate sobre a mensagem apresentada.

Às 15h15 será a vez do tema “Guia para Formação de Profissionais de Saúde e Educação do Programa Saúde e Prevenção na Escola”, com projeção de data show.

Às 16h10 a discussão será centralizada em torno do tema “Diversidade e Sexualidade”, com fornecimento de um Guia Adolescente para educação de jovens e adolescentes.

Na quinta-feira (25.11), às 8h, as discussões serão baseadas no tema “Gênero e Equidade de Gênero na Educação”, acompanhado de apresentação por Data Show e seguido de debate sobre o assunto apresentado.

Às 10h15 o assunto abordado será “Prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis/HIV/AIDS e o Papel dos CTAs no município de Cuiabá”.

Das 11h às 12h será discutido o tema “Sexualidade e Reprodução”.

No período vespertino as atividades serão retomadas às 14h20 com a discussão do tema “Direitos Sexuais e Reprodutivos – a Gravidez na Adolescência”.

Às 15h será proferida uma palestra sob o tema “Drogas: Duplo Sentido”

Às 15h45 começa uma sessão de debates sobre todos os temas abordados no dia, intitulada “Dinâmica para Trabalhar os Temas Abordados”, que vai até as 18h, encerrando o segundo dia da capacitação

Na sexta-feira (26.11) a capacitação retoma os trabalhos às 8h15 com a apresentação do tema “Hepatites Virais” em forma de Data Show e seguida de debate.

Às 9h o tema em discussão será “Retrato Epidemiológico da AIDS em Mato Grosso”, também seguido de debate.

E das 10h15 até as 12h começa o “Planejamento para Elaborar o Plano de Ação e Projeto para a Criação do Grupo Gestor Interinstitucional Municipal” de aplicação local nos municípios que participaram da capacitação e ainda não possuem um projeto.

A capacitação será encerrada as 12h da sexta-feira (26.11)




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114