Cuiabá | MT 30/04/2024
Saúde
Segunda, 20 de janeiro de 2014, 19h29

Em 2014, dia 26 de janeiro é dedicado ao combate da Hanseníase


 A hanseníase, antes conhecida como lepra, é uma das doenças mais antigas registradas pela humanidade, tendo sido citada pela primeira vez, por volta de 600 anos A.C., na Ásia e África. No Brasil, aproximadamente 47 mil casos são detectados a cada ano. Atualmente há tratamento e cura para a doença.


Causada pelo Bacilo de Hansen, descoberto em 1873, é uma patologia infecciosa, crônica e que ocupa lugar de grande preocupação para a saúde pública, devido ao seu alto grau de incapacitação dos pacientes. Isso acontece porque o bacilo ataca a pele, as células nervosas e, em casos de infecções mais graves, até os órgãos internos, podendo causar limitações motoras, insensibilidade e até mutilações.


O principal transmissor da doença é o próprio ser humano, através das vias aéreas e respiratórias. O contato prolongado com pessoas infectadas sem tratamento aumenta muito as chances de contágio. Apesar da grande capacidade infectante do Bacilo de Hansen, poucas pessoas adoecem, pois o organismo é capaz de se defender contra a infecção.


Mesmo infectado, o paciente que inicia o tratamento deixa de ser um transmissor da hanseníase. E isso permite que a pessoa se mantenha em suas atividades rotineiras, sem a necessidade de se afastar do trabalho e do convívio com familiares e amigos.

Os principais sintomas da hanseníase são:
• Aparecimento de manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo, com alteração de sensibilidade;
• Surgimento de áreas de pele seca, sem suor;
• Queda de pelos, principalmente das sobrancelhas;
• Ausência de sensibilidade ao calor, dor e tato;
• Formigamento;
• Sensação de choque, fisgadas, agulhadas e dor nos braços e pernas, acompanhadas de inchaço;
• Diminuição da força dos músculos das mãos, pés e face;
• Feridas (úlceras) nas pernas e pés;
• Febre, inchaço e dores nas juntas;
• Nariz entupido, com sangramento, ressecado e com feridas;
• Olhos ressecados.


O diagnóstico é feito pelo médico, por meio do exame clínico, observando a pele, analisando os sintomas e testando a força física e o estado geral do paciente. O tratamento da hanseníase utiliza a combinação de três tipos de antibióticos, e é conhecido como poliquimioterapia (PQT).


O sucesso do tratamento depende do início precoce e do respeito à periodicidade das doses de medicamento. O tratamento é oferecido pelo Serviço Único de Saúde (SUS).


Para prevenir os efeitos danosos da hanseníase é necessário o diagnóstico precoce da doença, e o tratamento completo e correto. Pessoas que residem ou residiram nos últimos cinco anos com um paciente em tratamento devem ser examinadas. A vacina BCG (Bacilo de Calmette-Guérin) também é eficiente para aumentar a resistência do organismo contra o Bacilo de Hansen, apesar de não ser uma vacina específica contra a doença.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114