Cuiabá | MT 03/05/2024
Agro
Segunda, 14 de abril de 2014, 14h11

Agricultor do Mato Grosso produz pé de soja com 21.425 vagens


Nelson Roque Kappes, da cidade de Santa Carmem, supera pela segunda vez o próprio recorde junto ao RankBrasil

O agricultor da cidade de Santa Carmem (MT), Nelson Roque Kappes superou pela segunda vez a própria marca de Maior quantidade de vagens com grãos em um pé de soja, totalizando 21.425. Desta vez, a planta atingiu 2,7 metros de altura.

A certificação do recorde aconteceu em 10 de abril de 2014, pelo fiscal do RankBrasil, Luciano Cadari. Ele levou mais de cinco horas para finalizar a contagem, realizada minuciosamente a partir de cada galho, sem retirar as vagens do pé.

Nelson obteve o título pela primeira vez em 2009, com 10.908 unidades, e em 2010 apresentou um pé com 13.904, sendo que um de tamanho normal tem em média 70 cm de altura e no máximo 100 vagens. “A cada ano a perspectiva é evoluir, aumentando a produção”, destaca.

De acordo com ele, as plantas especiais fizeram a cidade ficar conhecida como ‘Terra do pé de soja gigante’: “São aproximadamente 210 dias entre o plantio e a colheita, com isolamento da lavoura e cuidados diferenciados, entre eles um sistema de iluminação para o crescimento”.

A superação do próprio recorde junto ao RankBrasil é uma satisfação coletiva. “É um orgulho para o município e toda minha família, em especial para meu filho, o engenheiro agrônomo Claudinei Kappes, que inventou a técnica”, comenta o recordista.

Após a conquista do título nacional, o pé de soja foi guardado com todas as suas vagens em uma espécie de armário e será levado para exposições diversas, mostrando o potencial do procedimento.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114