Cuiabá | MT 07/05/2024
Agro
Segunda, 07 de julho de 2014, 18h28

PNDS contribui para aumento da exportação de carne suína


 

O Brasil registrou embarque de 27,4 mil toneladas de carne suína in natura até a terceira semana de junho deste ano. Quando comparado ao mesmo período de 2013, houve aumento de 14,3% no volume diário embarcado. Em junho de 2013, o país exportou 1,7 mil toneladas do produto por dia. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

 

Para o diretor executivo da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), Custódio Rodrigues, a organização dos envolvidos com a Cadeia Produtiva da Suinocultura tem colaborado para o desenvolvimento do setor. Um exemplo é a parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e a Acrismat para a realização no Estado do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNSD).

 

“Esta parceria é extremamente importante”, avalia. “Primeiro porque o Senar-MT já trabalha com o Ensino Rural, depois porque os suinocultores estão preocupados com a qualidade das suas granjas e o PNDS veio para atender esta necessidade de capacitação dos trabalhadores que atuam desde a maternidade”, completa Rodrigues.

 

“A suinocultura passou por vários estágios até chegar onde estamos. No início era para agregar valor aos grãos produzidos na região, depois tivemos a implantação das granjas para dar qualidade ao nosso produto e agora os frigoríficos estão observando as exigências do mercado externo. Tudo isso significa investimento, principalmente em qualificação da mão de obra”, explica o diretor da Acrismat.

 

De acordo com o superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho, Mato Grosso possui um rebanho suíno em torno de 1,6 milhão de animais, tendo cerca de 130 mil matrizes. O que coloca o Estado em quinto lugar no ranking nacional. O responsável pelo PNDS no Estado, Wlademiro Neto acrescenta que no ano passado o Programa capacitou 350 pessoas em seis granjas de Mato Grosso. “A meta para 2014 é atender os suinocultores com 50 turmas, qualificando outras 700 pessoas”, aponta.

 

O instrutor credenciado junto ao Senar-MT, Oswaldo Sereia, que ministra os treinamentos do projeto avalia que a Cadeia Produtiva está em pleno desenvolvimento em Mato Grosso. Ele destaca que a cadeia produtiva se desenvolve em determinadas regiões como o Norte do Mato Grosso. “Um dos fatores que determina a escolha do local de criação dos animais é a proximidade com esmagadoras de grãos, com intuito de reduzir custos com a alimentação dos animais”.

O município de Nova Mutum (239 km de Cuiabá) é um dos locais que tem colaborado com o desenvolvimento da cadeia produtiva da suinocultura. “Temos aqui duas granjas e ambas foram atendidas com treinamentos do PNDS em 2013. Este ano novas turmas serão realizadas para qualificar outros colaboradores destas granjas”, informa o mobilizador do Senar-MT, que atua no Sindicato Rural do município, Jorge Raí Cossetin.

 

Além de Nova Mutum, o PNDS já qualificou trabalhadores em Diamantino, Tapurah e Campo Verde. O programa é realizado em seis módulos que envolvem todo o processo. O produtor pode solicitar a qualificação completa, de 104 horas ou dividida em módulos (Toda Granja-24h, Reprodução-24h, Maternidade-20h, Creche-12h, Recria e Terminação-08h, e ainda Fábrica de Ração-16h).

 

Nacionalmente o PNDS é idealizado pela Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) suas entidades estaduais, Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Sebrae Nacional.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114