Cuiabá | MT 28/04/2024
Agro
Sábado, 17 de janeiro de 2015, 13h49

Solos e glúten na participação da Embrapa Trigo no Show Rural


A Embrapa Trigo participa do Show Rural, que acontece de 2 a 6 de fevereiro, em Cascavel, PR, com dois temas atuais, que têm chamado a atenção tanto dos produtores rurais quando do público urbano. A falta de conservação de solos que, diante de um cenário de mudanças climáticas, tem causado prejuízos na produção de grãos; e a importância do glúten na qualidade do trigo, proteína que se tornou o vilão nas campanhas pela alimentação saudável.

O ano agrícola de 2014 foi marcado pelo fenômeno climático El Niño, com excesso de chuvas, em grandes volumes num período curto de tempo. O resultado foram enxurradas que lavaram as lavouras de grãos no Sul do país, levando embora fertilizantes, sementes e causando erosão no solo. A retomada de práticas conservacionistas, como rotação de cultura, plantio direto, terraceamento, entre outras, tem como objetivo resgatar a fertilidade do solo e, consequentemente, a produtividade das lavouras. No dia......, o pesquisador da Embrapa Trigo José Eloir Denardin apresenta a palestra "Dimensionamento de terraços", com base na tecnologia "Terraços for Windows" que permite gerar espaçamentos entre terraços quatro vezes maiores do que o método tradicionalmente empregado, facilitando o desempenho operacional das máquinas agrícolas.

Levantar a discussão sobre a importância do glúten para a qualidade do trigo no processo industrial é o objetivo da presença da pesquisadora Martha Miranda no Show Rural. Nos últimos anos o glúten tem sido responsabilizado pelo ganho de peso da população no aumento do consumo de farináceos, como pães, pizzas, sanduiches e massas. Contudo, o glúten é a principal proteína do trigo, responsável pelo crescimento do pão, do bolo, etc. Quanto menor a força de glúten, pior a qualidade do alimento, por exemplo um pão que pode ficar com a massa abatumada e gosto de mal assado. Essencial tanto para a saúde quanto para indústria, o glúten só deve sair da dieta por recomendação médica. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114