Cuiabá | MT 27/04/2024
Agro
Quarta, 21 de janeiro de 2015, 06h53

Governos se unem para traçar rumos promissores na ala rural


Representantes de instituições governamentais (municipais/estadual) reafirmaram disposição de efetivo apoio aos produtores durante reunião realizada sábado, na sede do Ceasa várzea-grandense

O prefeito em exercício de Várzea Grande, Wilton Coelho, juntamente com o vice-governador de Mato Grosso, Carlos Favaro, reuniu-se no último sábado (17.01) no Ceasa local com os pequenos produtores da Baixada Cuiabana. O objetivo foi abrir uma pauta de discussões para a implementação oficial de projetos que resultem em incentivos produtivos e melhor qualidade de vida para os trabalhadores do campo. Também participaram desse encontro representantes sindicais dos 11 municípios que comercializam produtos no Ceasa e dirigentes da área de Agricultura do Estado e do município várzea-grandense.

Segundo avaliou o prefeito Wilton Coelho, o encontro serviu para delinear que existem dificuldades distintas no setor produtivo rural humilde. "Mas podem ser sanadas, se aplicarmos as regras corretas. No geral, foi uma reunião profícua, bem esclarecedora. Mesmo porque é a primeira de outras que virão, já com reforço lúcido nas informações solicitadas, o detalhamento integral daquilo que a categoria deseja e do que pode ser feito de imediato".

Ele destacou que a experiência do vice-governador nas questões rurais foi decisiva para que os pequenos produtores tivessem um quadro antecipado das soluções ansiadas há anos. "Criou-se uma expectativa palpável. Ele (Carlos Fávaro) foi direto ao ponto, descartou rodeios incompatíveis às medidas viáveis. O mais importante é partir para a solução, afirmou, não perder tempo com paliativos de insucesso precoce. Isso significa prejuízos, problemas, alertou. Tanto que pediu a todos para retratar, documentalmente falando, o desejo coletivo imperante dos produtores no que diz respeito ao apoio desejado das instituições governamentais presentes".

Por sua vez, os sindicalistas rurais explanaram os entraves mais comuns da categoria para comercializar sua produção com lucro reduzido, e a luta contínua que enfrentam diante da concorrência desleal imposta pelos atravessadores. A falta de transporte garantido das mercadorias (hortifrutigranjeiros/peixes) é outro dilema que os produtores tem enfrentado.

"Então, estamos combinados: vocês, a partir de agora têm o compromisso de documentar tudo que pode facilitar seu trabalho. É importante ouvir a comunidade inteira para se estabelecer um consenso de grupo. Feito este diagnóstico, fica mais fácil ajudarmos, a fim de transformar esse Ceasa num grande centro distribuidor dos agricultores familiares da Baixada Cuiabana". 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114