Cuiabá | MT 25/04/2024
Agro
Sexta, 05 de novembro de 2010, 13h10
Qualidade

Qualidade da semente poderá compensar efeitos do La Niña na sojicultura


Os efeitos do La Niña, fenômeno caracterizado pelo resfriamento do oceano Pacífico provocando escassez de chuva, já estão sendo percebidas no campo. A safra 2010/2011 de soja que começou com um atraso considerado, por causa da longa estiagem, será diferente da anterior. Produtores estão tendo que usar várias estratégias para que a lavoura não sofra impactos provocados pelo evento climático. Especialistas afirmam que, especialmente neste ano de adversidades, terá vantagem quem plantou semente de boa qualidade.

“Nesta safra, em especial, a qualidade da semente está sendo primordial. Quem plantou semente idônea, de qualidade, tem mais garantia de rentabilidade. Pois o produtor poderá contar com o potencial produtivo das sementes de boa qualidade”, aponta Sergio Suzuki, diretor-superintendente da Tropical Melhoramento & Genética (TMG) para a região do Cerrado.

Conforme Suzuki, o alto vigor das sementes de boa qualidade possibilita que as plantas desenvolvam de uma forma mais rápida. Isso dá à lavoura um estande adequado, o que permite o desenvolvimento do máximo potencial produtivo da lavoura. Além disso, a utilização de sementes de boa qualidade contribui com a redução de ocorrência das plantas invasoras e de doenças. “Plantas vigorosas e mais sadias tendem a produzir mais do que plantas não vigorosas”.

Denise Meza de Miranda, Coordenadora Técnica de Sementes da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat), endossa a opinião de Suzuki. De acordo com a pesquisadora em anos diferentes e mais complicados como este, o uso de sementes de boa qualidade é ainda mais fortemente recomendado porque sementes de maior qualidade em termos de vigor apresentam vantagem em situações de estresse tais como, profundidade de semeadura, compactação superficial e ocorrência de seca após a semeadura.

“As sementes de boa qualidade são capazes de originarem plântulas normais, com velocidade e uniformidade na emergência e crescimento em campo, apresentando também potencial de armazenamento e conservação durante o transporte”, explica a pesquisadora.

Segundo ela a qualidade de sementes pode ser definida como um conjunto de características que determinam o potencial de desempenho da semente após a semeadura ou durante o armazenamento. As sementes idôneas passam por teste de qualidade. Um deles é o teste de vigor que fornece informações sobre o potencial de campo e/ou desempenho no armazenamento de lotes de sementes com germinação semelhante. “Os testes de vigor são classificados em testes físicos, fisiológicos, bioquímicos e de resistência a estresse. O vigor reflete a manifestação de um conjunto de características que determinam o potencial para a emergência rápida e uniforme de plântulas normais, sob ampla diversidade de condições ambientais. E os resultados dos testes de vigor são comparativos”, esclarece Miranda.

TMG – Tropical Melhoramento & Genética é uma empresa de capital nacional dedicada à criação e ao desenvolvimento de novas cultivares de soja. Sua sede é em Cambé (PR). Possui filial em Mato Grosso, aonde conduz o seu programa de melhoramento genético de soja em parceria com a Fundação MT.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114