Cuiabá | MT 26/04/2024
Agro
Sexta, 28 de janeiro de 2011, 06h49
Crescimento

Rally da Safra 2011 começa na segunda e espera mais uma safra recorde


Expedição percorrerá 11 estados para confirmar os números da safra 2011 de soja e milho

A combinação de ótimos preços e boas produtividades deverá marcar o cenário a ser encontrado pelo Rally da Safra 2011, principal levantamento privado da produção nacional de soja e milho. Apesar do atraso no plantio da safra nas regiões Centro-Oeste – com ameaça de excesso de chuvas - e Sudeste e do receio de uma quebra na produção no Sul, ambos por conta do fenômeno La Niña, a safra de grãos deverá mostrar resultados muito satisfatórios, alcançando novo recorde. “Até este momento, tudo está correndo muito bem”, afirma André Pessôa, coordenador do Rally e diretor da Agroconsult, organizadora da expedição que terá início no próximo dia 31 de janeiro.

Segundo a Perspectiva de Safra divulgada nesta quinta-feira, dia 27 de janeiro, pela Agroconsult, a produção nacional de soja na safra 2010/2011 deverá chegar a 70,3 milhões de toneladas. “Este é o maior número que já divulgamos”, diz Pessoa. A produção de milho verão alcançará 32,6 milhões de toneladas. A safra total de grãos, conforme levantamento da Agroconsult, é estimada em 154,27 milhões de toneladas, recorde que representa uma elevação de 3,7% sobre a safra anterior.

Segundo André Pessôa, a safra 2010/11 marca um novo ciclo de expansão da atividade agrícola no Brasil, voltada mais para o uso de tecnologia e otimização das áreas existentes, do que para a abertura de novas áreas. “Haverá um crescimento moderado de área plantada, mas não no mesmo ritmo da década passada. Nesta década temos uma contribuição mais intensa da produtividade, com reflexo positivo e cenário promissor para todos os fornecedores de tecnologia. Essa dinâmica que nós projetamos, nos rallies anteriores, está se confirmando: 2011 é o primeiro ano deste novo ciclo”.

Primeira parada: soja precoce

O Rally da Safra 2011 irá a campo confirmar os números divulgados hoje, avaliando de forma qualitativa e quantitativa a produção de soja e milho em diferentes estágios. Inicialmente, os técnicos visitarão lavouras de soja precoce no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná e depois retornarão às mesmas regiões para verificar as de ciclo médio e tardio.

Outro destaque será uma equipe destinada exclusivamente para levantamento das condições da safra de milho no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com os técnicos retornando à região Sul posteriormente para avaliar a soja. “Este ano, cooperativas e técnicos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina orientaram produtores a antecipar o plantio de milho para evitar o La Niña e chegaremos à região já na época da colheita”, esclarece Pessôa.

Ao final da expedição, os técnicos visitarão regiões com calendário mais tardio, como Bahia, Maranhão, Piauí e Tocantins. Nesses locais, existe o risco do excesso de chuvas trazer algum prejuízo ao desenvolvimento das lavouras, acredita o coordenador do Rally.

Novos dados sobre perdas na lavoura e das estradas brasileiras

Os técnicos farão nesta edição do Rally o levantamento tradicional das lavouras, coletando dados sobre espaçamento, população de plantas, peso, número e umidade de grãos, ocorrência de pragas e doenças. Prosseguirão com análise de solo, percentual de cobertura do solo com palhada no plantio direto e tipo de resíduo. Serão realizados ainda testes de transgenia para soja e milho.

Este ano serão avaliadas, pela primeira vez, as perdas nas lavouras recém-colhidas ou em processo de colheita. E, por último, em parceria com o Grupo de Extensão e Pesquisa em Logística Agroindustrial da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz (ESALQ-Log), o Rally avaliará as condições das estradas brasileiras. “Será a mais completa radiografia das condições da safra brasileira”, garante André.

Todos os dados quantitativos e qualitativos colhidos pelo Rally serão processados pela Agroconsult e apresentados no dia 29 de março (terça-feira), às 14 horas, na Fiesp, em São Paulo.

8ª edição

O Rally da Safra, organizado pela Agroconsult, chega a oitava edição patrocinado pela Vale, Banco do Brasil, Case IH, DVA, Monsoy e Fertilizantes Heringer, além de contar com apoio da Fiesp, Toyota, Fundação Agrisus e Impar Consultoria no Agronegócio.

As dez equipes que integram a expedição percorrerão, entre os dias 31 de janeiro e 27 de março, mais de 55 mil quilômetros e colherão cerca de 1,3 mil amostras nos principais pólos de produção de milho e soja do país, passando por onze estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Tocantins, Piauí e Maranhão. Os dados coletados representam 98% da área cultivada de soja e 80% da área com milho em todo Brasil.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114