Cuiabá | MT 26/04/2024
Agro
Terça, 01 de março de 2011, 16h48

Mato Grosso inova com trabalho de identificação de madeira


O Mato Grosso deu um passo à frente no trabalho de identificação de madeira e hoje já pode ser considerado o único Estado no país a desenvolver essa atividade destinada à exportação para outras unidades da Federação, respeitando questões ambientais e fiscais. O trabalho é realizado pelos técnicos do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), mais especificamente pela Coordenadoria de Fiscalização dos Recursos Naturais Renováveis (CFRNR) e está se tornando referência no país.

Nesta semana estiveram na Coordenadoria de Recursos Naturais Renováveis do Indea o engenheiro agrônomo Augusto Fernandes Neto e Rachel Barbosa, gerente da Agência de D efesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron). A equipe foi cumprir uma determinação do Governo daquele Estado, com objetivo de conhecer o trabalho de identificação de madeira que é feito em Mato Grosso. "Ficamos impressionados com a qualidade técnica dos coordenadores do Indea na atividade de Identificação de Madeira. Elaboramos um relatório e vamos apresentar para o governador. E esperamos que seja aprovado", diz Augusto Fernandes, que é diretor Executivo do Idaron. No ano de 2003 o engenheiro florestal José Eduardo Freire Cardoso, fiscal da Agência Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) esteve em Mato Grosso visitando o Indea para conhecer o trabalho de identificação de madeira.

Segundo ele, durante os anos que se passaram não foi possível implantar o mesmo sistema naquele Estado, mas agora com a mu dança de governo certamente será feito. "Estamos nos organizando para irmos a Mato Grosso novamente, pois já temos conhecimento que houve avanços no Sistema e queremos conhecer para implantarmos em nosso Estado". Desde o mês passado está em funcionamento no Posto de Identificação de Madeira do Indea o Sistema Informatizado de Controle de Madeira (SICMAD). Ferramenta tem como objetivo monitorar, auditar e controlar a numeração sequencial de Certificados de Identificação de Madeira (CIM) emitidos nas Unidades Locais de Execução - ULEs do Indea-MT - , que desenvolve atividades de identificação de madeira, melhorando o controle das espécies florestais abatidas e evitando a evasão fiscal no Estado.

De acordo com Roberto Carlos Barbosa de Souza, coordenador de fiscalização dos recursos naturais renováveis do Indea-MT, o program a opera via Web - Online e apresenta um sistema de emissão de Certificados de Identificação de Madeira com recursos de total segurança e confiabilidade. O sistema evita tanto a violação do sistema por pessoas inidôneas, como a sua duplicação na emissão de documentos falsos. Além de ser fácil em ser auditado, permitindo a conferência dos documentos emitidos e cancelados.

O coordenador, juntamente com os fiscais Estaduais de Defesa Agropecuária e Florestal, Filogênio da Rocha Neto e Vantuil Gonçalo Bertúlio, mostrou todo o funcionamento do sistema de identificação de madeira para a equipe de Rondônia e apresentou um relatório para o presidente do Indea, Valney Souza Corrêa, que considera positiva a troca de informações com entidades de outros estados. O presidente ainda ressaltou que o Indea vem intensificando a fisc alização nos postos fiscais de divisa, objetivando garantir tanto aos produtores de madeira como aos servidores que trabalham com essa atividade, uma maior segurança e rapidez na emissão do certificado. (Fonte: Só Notícias/Adaptado por Celulose Online)




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114