Cuiabá | MT 26/04/2024
Agro
Quinta, 10 de março de 2011, 13h53

Acrimat leva informação ao produtor


O município de Sinop (500 km de Cuiabá) será o próximo a receber as discussões do projeto Acrimat em Ação no mês de abril

 

O município de Sinop (500 km de Cuiabá) será o próximo a receber as discussões do projeto Acrimat em Ação no mês de abril. O projeto foi lançado pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e tem como objetivo levar informações aos 35 mil criadores de gado do estado. Mato Grosso possui atualmente 100 mil propriedades rurais e, para alcançar todas as regiões, a Associação e seus parceiros vem realizando o evento em 20 cidades polo da pecuária. A primeira palestra aconteceu em Cuiabá, onde os participantes tiveram acesso a informações detalhadas sobre os principais projetos da iniciativa como a Cartilha de Crédito, Empregador Rural e também sobre o setor, que são constantemente levantadas pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

De acordo com o presidente da Acrimat, José João Bernardes, a informação é peça-chave para qualquer atividade e o pecuarista precisa saber dos seus direitos e deveres, dentro e fora da porteira de sua propriedade. Isso, tanto no que se refere a crédito, questões ambientais e trabalhistas como também gestão do negócio e planejamento estratégico. Já para o representante da Acrimat na região Médio Norte de Mato Grosso, Fernando Porcel, o projeto traz esclarecimentos importantes aos pecuaristas. Segundo ele, muitos produtores têm dúvidas relacionadas a crédito, por exemplo. Por isso ele diz acreditar que projetos como esse contribuem para o fortalecimento da classe. Além disso, a iniciativa da Associação aproxima o produtor da entidade, reforçando o compromisso e a preocupação com a classe.

Entre os projetos apresentados estão o Programa de Gestão de Propriedades de Sucesso (GPS). Trata-se de um programa que possibilita que o produtor identifique os índices financeiros, econômicos e técnicos de sua propriedade. Estão inscritos nele 284 propriedades rurais. Outro é a Cartilha do Empregar Rural, que tem como proposta auxiliar o produtor a conhecer melhor a legislação trabalhista aplicada ao campo e assim ter condições de fazer a gestão social de sua propriedade com segurança jurídica. O documento foi elaborado com a participação da Superintendência Regional do Trabalho em Mato Grosso (SRTE/MT) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Também foi criada a Cartilha de Crédito Rural, que tem como objetivo divulgar informações aos produtores rurais sobre as linhas de crédito disponíveis no mercado. A cartilha foi produzida em parceria com o Banco do Brasil e o Sicredi de Mato Grosso, Pará e Rondônia.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114