Cuiabá | MT 26/04/2024
Agro
Segunda, 23 de maio de 2011, 08h13

Comissão de Agropecuária averigua projeto piloto da Empaer


O presidente da Comissão de Agropecuária, Desenvolvimento Florestal e Agrário e de Regulamentação Fundiária da Assembleia Legislativa, deputado Zeca Viana (PDT), conferiu ´in loco´ a experimentação do projeto-piloto para produção e uso da cana-de-açúcar com ureia na alimentação animal, que pode ser implantando pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer/MT) na comunidade Raizama, em Cuiabá.

A visita aconteceu durante o “Dia de Campo” da Empaer, com a presença de técnicos do órgão, do secretário de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, José Domingos Fraga e do deputado Ezequiel Fonseca (PP).

Zeca Viana disse que acredita em boas iniciativas para melhorar a qualidade de vida do homem do campo. “É possível viver na zona rural com dignidade. Mas é preciso uma assistência técnica adequada”, explicou. Zeca Viana tem levantado a bandeira de reestruturação da Empaer e, no início do mês, foi a Rondônia conhecer o modelo de assistência técnica rural implantada naquele estado.

PROJETO
Desenvolvido há mais de um ano na área de 38 hectares do pequeno produtor Tomas Geraldo Lima, o projeto-piloto já apresenta bons resultados: aumentou a produtividade das 20 vacas leiteiras de Lima. “Nossa vida melhorou 100%. Antes, no período da seca, a produção era de 15 litros por dia, e hoje é de 80 litros. Além disso, conseguimos financiamento para compra de um resfriador e para fazer melhorias na propriedade. Se não fosse esse projeto da Empaer, já teríamos ido embora para Cuiabá”, disse Tomas, sobre a implementação da experiência em Raizama.

Dezenas de estudantes de escola públicas - de várias localidades no entorno de Raizama – participaram do "Dia de Campo", com palestras divididas em três estações: competências da Empaer; Planejamento e Custo da produção; e as vantagens e desvantagens do uso da cana de açúcar para alimentar o gado durante o período de estiagem.

O técnico da Empaer Gilmar Brunetto ressaltou que a ideia é disseminar as novas técnicas entre os jovens, já que eles atuam como multiplicadores da informação. Segundo Gilmar, a técnica é uma alternativa para os pequenos produtores da Baixada Cuiabana, que têm um período longo de estiagem e acabam perdendo a qualidade do pasto. “É a ração que tem mais rendimento em volume por hectare. É viável e barata”, disse o técnico.

Atualmente, o projeto é desenvolvido em três propriedades, mas se depender da Associação Comunitária de Raizama, se estenderá a outras em breve. “Já constatamos que houve maior produtividade do leite nessa propriedade. Os resultados vão incentivar outros produtores”, disse a presidente da Associação, Catarina Maria de Oliveira.

ALTERNATIVAS
O secretário José Domingos elogiou a tecnologia aplicada e avaliou como sendo uma boa alternativa para outras comunidades. “Trata-se de uma alternativa de produção de baixo custo, muito interessante para os pequenos produtores rurais”.

Já o deputado Zeca Viana conferiu a plantação de cana de açúcar de perto e sugeriu que fosse feito o estudo de outras variedades da cultura. “Hoje já foi comprovado que existe uma produção satisfatória, mas se os pequenos produtores buscarem uma variedade mais produtiva de cana, podem obter um maior rendimento”.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114