Cuiabá | MT 26/04/2024
Agro
Terça, 24 de maio de 2011, 19h18

Empaer e produtores implantam unidades experimentais de fruticultura em Tesouro


A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) implanta em parceria com sete produtores rurais, no município de Tesouro (379 km ao Sul de Cuiabá), Unidades Experimentais expandidas de fruticultura.

Área com aproximadamente um hectare, plantada com maracujá consorciado com mamão, citros, abacaxi, banana e outras culturas. O trabalho de pesquisa vem sendo executado há um ano, e tem como objetivo resgatar o plantio de maracujá, que era tradição na região, avaliando as cultivares mais adaptados as condições de solo, clima, e promover lucro, renda aos produtores de assentamentos rurais e tradicionais.

A coordenadora de Pesquisa da Empaer, Eliane Maria Forte Daltro, fala que foram introduzidas para avaliação e produção sete variedades de maracujá, sendo três oriundas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), duas do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e duas da Flora Brasil. As de citros, a opção foi para o limão Thaiti e Siciliano e cinco variedades de tangerinas: Monte Negrine, Pocan, Adecopon, Mexerica Rio e Morgote. As variedades de banana são dos grupos: maçã e prata e da terra.

A produtora rural Lourdes Divina de Jesus, do Sítio Boa Sorte, localizada no Assentamento Água Bonita, começou o cultivo em 2010, com maracujá, mamão e citros. No início deste ano, em fevereiro, realizou a primeira colheita do maracujá e produziu polpa da fruta, que está comercializando para merenda escolar. Vende para duas escolas do município, em torno de 66 litros de polpa de maracujá por mês, a um preço de R$ 5,50, o litro. “Essa é uma região que foi desgastada pelo garimpo e deixou áreas degradadas. A fruticultura é mais uma alternativa de renda que visa garantir a sobrevivência da família no campo”, ressalta Eliane.

O agricultor José Domingos de Souza, da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Batovi, possui em sua propriedade experimentos de banana das variedades Tropical e Princesa (grupo maça) e Jupira (prata). No ano passado plantou 640 mudas de banana e em 2011, 430. Com um bananal de 1070 mudas, já colheu 560 quilos de banana, que foram comercializadas no mercado local.

No mês de maio, José Domingos, espera colher 800 quilos de banana, que será comercializada por um preço de R$ 1,50, o quilo, no município de Primavera do Leste. “A prata produziu primeiro, mas, a colheita demorou mais. Estou satisfeito com o cultivo da banana e pretendo plantar também maracujá e limão”, esclarece Souza.

Conforme Eliane, as mudas de bananeiras são clonadas, produzidas in vitro e resistentes às doenças Mal do Panamá e Sigatoka Negra. As sementes de maracujá são certificadas e as mudas foram produzidas no município. O produtor rural recebeu as mudas, adubo, calcário e defensivos agrícolas para cultivar em uma área de aproximadamente um hectare a frutífera da sua escolha. Esse projeto é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat). “O produtor rural entra com a mão-de-obra e a Empaer com a pesquisa, assistência técnica e extensão rural”, declara Daltro.

O diretor de Pesquisa da Empaer, Carlos Milhomem, verifica os experimentos no município e comenta que o trabalho pretende acompanhar o desenvolvimento das culturas selecionando as mais adaptadas ao clima, solo e resistentes às doenças e com maior produtividade. Em alguns dos experimentos também foram introduzidas mudas de atemóia e graviola.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114